Portal da Cidade Mogi Mirim

RAIO-X

Município apresenta diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Rural

População rural é estimada em 3.431 pessoas e cerca de 85% das propriedades utilizam poços artesianos e 99% possuem fossas

Publicado em 18/02/2024 às 10:10
Atualizado em

A elaboração do primeiro PMSR (Plano Municipal de Saneamento Rural) de Mogi Mirim teve seu diagnóstico apresentado na quinta-feira (8), em reunião no Salão Vermelho da Estação Educação para o Grupo de Acompanhamento Técnico (GTA) formado por técnicos da Prefeitura e sociedade civil organizada.

Participaram também secretários, vereadores e moradores das áreas rurais. O estudo sobre as condições dos serviços de abastecimento, esgotamento sanitário, manejo de resíduos e drenagem de águas pluviais na zona rural do município é a base para o desenvolvimento de ações de curto, médio e longo prazo que buscam universalizar o saneamento básico e melhorar a qualidade de vida da população rural.

Segundo os dados levantados pela TCA Soluções e Planejamento Ambiental, Mogi Mirim possui uma população rural estimada em 3.431 pessoas. Cerca de 85% das propriedades utilizam sistemas alternativos de abastecimento de água, como poço artesiano, e 99% possuem fossas como solução para o esgoto sanitário. Sobre a coleta gerenciada de resíduos sólidos, 48% das propriedades são atendidas pelo serviço da Prefeitura.

Segundo os coordenadores do plano, o engenheiro agrônomo Valdir Biazotto, da Secretaria de Obras e Habitação Popular, e a engenheira civil Renata Furigo, do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), o principal desafio do PMSR é conscientizar a população para a importância da substituição das fossas negras por biodigestores pré-fabricados, que são sistemas simples, mas, ao mesmo tempo, muito eficazes no tratamento de despejos domésticos, principalmente de banheiros.

Uma das ações do PMSR é buscar recursos financeiros através de financiamento externo. Uma primeira fase já foi encaminhada: um pedido ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para aquisição de biodigestores para cerca de 110 propriedades rurais em várias regiões da cidade, que aderiram à troca do sistema de esgotamento. Contando com auxílio das ACS (agentes comunitárias de saúde), o trabalho de orientação na zona rural tem sido feito através de reuniões realizadas por todos os bairros. A próxima etapa do PMSR é a apresentação e discussão do plano de ações que será levado a audiências públicas a serem agendadas pela Prefeitura.


Fonte:

Deixe seu comentário