Portal da Cidade Mogi Mirim

REFORÇO

Prefeitura anuncia compra de maquinário para amenizar reclamações na zona rural

Estradas rurais vêm sofrendo com as fortes chuvas; recursos virá por meio de financiamento ainda não aprovado pela Câmara

Publicado em 19/03/2023 às 11:06

Oberdan, Paulo Silva e Mara Choqueta: Câmara decidirá pela compra de maquinário (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Mogi Mirim anunciou que vai comprar um comboio de máquinas e caminhões que será usado pela Secretaria Municipal de Agricultura para a manutenção das estradas rurais. O valor investido, de mais de R$ 6 milhões, virá de um financiamento que a Prefeitura fará com a Caixa Econômica Federal por meio do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), que aguarda ainda aprovação pela Câmara.

O projeto de lei, autorizando o Município a firmar parceria com a Caixa para essa finalidade, foi encaminhado à Câmara Municipal. Com o novo maquinário, a Secretaria de Agricultura terá a maior infraestrutura da história de Mogi Mirim para recuperar e manter as estradas rurais.

As condições das estradas rurais vêm sendo muito criticadas por grupos políticos e por produtores rurais. As fortes chuvas contribuíram para a situação das principais vias de escoamento da produção e que também servem para o transporte de alunos da zona rural.

O anúncio do investimento foi feito pelo prefeito Paulo Silva na manhã de sexta-feira (17), em entrevista coletiva realizada no gabinete. O secretário municipal de Agricultura e de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio Alves, a vereadora e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e Agronegócio, Mara Choquetta, e o gerente do Sindicato Rural de Mogi Mirim, Carlos Pereira, participaram do ato.

O comboio será composto por um caminhão prancha; uma motoniveladora; três caminhões toco; um caminhão trucado; um rolo compactador com pés de carneiro; e duas retroescavadeiras. O prefeito Paulo Silva disse que se trata de um investimento do tamanho da importância econômica do setor agrícola para o Município. "Há uma carência e sem uma estrutura grande não tem como dar conta da demanda. Por isso, há necessidade de se investir nesta área", frisou.

Oberdan explicou que o conjunto de máquinas e equipamentos foi uma necessidade identificada diante da demanda para o setor de estradas rurais, uma reivindicação dos produtores rurais que se tornou extremamente fundamental com o volume excessivo de chuva neste verão. O secretário destacou ainda que as novas aquisições irão reforçar a frota existente, ajudando a cobrir simultaneamente uma área maior.

A vereadora Mara Choquetta acredita que o novo comboio de máquinas e equipamentos trará uma solução para o problema enfrentado pelos produtores e dará suporte para que a Secretaria de Agricultura possa preparar as estradas para o próximo ciclo de chuvas. "É uma ação que evolui e valoriza o que somos e representamos para Mogi Mirim", reforçou Carlos Pereira, destacando a participação do setor agrícola no PIB (Produto Interno Bruto) da cidade.


Fonte:

Deixe seu comentário