Portal da Cidade Mogi Mirim

Pré-eleição 2024

PL articula para conquistar comando de Mogi com Alexandre Bueno, filho de CNB

O nome do filho de Carlos Nelson é esperado com expectativa para encabeçar uma possível chapa ao cargo de prefeito e já ganha o apoio do Republicanos

Publicado em 18/01/2024 às 18:05
Atualizado em

Danilo Zinetti, Deputados Bruno e Carla Zambelli e Alexandre Bueno (Foto: Rede Social )

O ano eleitoral em Mogi Mirim começou com articulações políticas bem aquecidas, com partidos e pré-candidatos intensificando reuniões para possíveis formações de grupos e, claro, o consenso de nomes que possam disputar os cargos de prefeito e vice.

Esse cenário tem sido comum entre os partidos que figuram, atualmente, como de oposição ao prefeito Paulo Silva (PDT) e, no último dia 16 de janeiro, o PL anunciou que poderá entrar na corrida eleitoral com indicação do pré-candidato a prefeito em Mogi Mirim.

📲PARTICIPE DO CANAL DO PORTAL DA CIDADE MOGI MIRIM NO WHATSAPP - Clique no aqui:

O presidente do diretório municipal da sigla, o empresário Danilo Zinetti - que foi candidato a prefeito, ficando em 4º lugar em 2020, com mais de 2.500 votos e também foi secretário municipal na gestão do ex-prefeito Carlos Nelson Bueno - anunciou que "conquistou" o interesse de filiação do filho do ex-chefe e poderá lançá-lo nas eleições de outubro.

Alexandre Passos Bueno, empresário e diretor da Rádio Nova Onda FM, é o nome cotado para ser o pré-candidato a prefeito pelo PL. A filiação ainda não aconteceu, pois ele estaria em viagem, mas teria confirmando sua decisão pelo partido e, segundo Zinetti, a ideia é ter um evento específico com lideranças locais e regionais para a divulgação oficial.

Alexandre Bueno não disputou nenhuma eleição, há décadas, é empresário na cidade vizinha e, publicamente, participou da política mogimiriana em 2020, quando coordenou a campanha do pai na reeleição para prefeito, quando foram derrotados, terminando o pleito com cerca de 11 mil votos.

No segundo semestre de 2023, a presença de Alexandre em Mogi Mirim, em eventos públicos, em encontros políticos, em sessões da Câmara, foi marcante. E com ele, a cúpula de ex-secretários e funcionários da gestão Carlos Nelson, inclusive, Danilo – que esteve na Administração passada.

O PL deverá focar na ideologia política de direita, com princípios conservadores e tradicionais, para conquistar o eleitorado e convencê-los a dar o voto de confiança para Alexandre Bueno. "Após uma pesquisa qualitativa, observamos que ele defende os mesmos valores que nossa aliança, com foco principal na família", disse o presidente liberal. Trata-se da sigla partidária vinculada ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, que, hoje, é uma das principais militantes que atua pelo País. 

Vale destacar que, em 2023, Bolsonaro, foi o candidato preferido dos mogimirianos para a presidência, recebendo 36.952 votos, o equivalente a 70,30% do total da cidade.

Outra aposta de Alexandre Bueno e o PL, deverá ser o legado de Carlos Nelson, com três mandatos como prefeito de Mogi Mirim e décadas de história na política, que poderão ser explorados em uma eventual campanha do filho.

O Portal da Cidade Mogi Mirim encaminhou mensagem a Alexandre Bueno, solicitando uma posição acerca do anúncio do PL, mas ele ainda não respondeu.

Zinetti já ganhou apoio do Republicanos, que, até então, era uma sigla que tentava atrair o filho de Carlos Nelson. Mas, o presidente do diretório mogimiriano, o vereador Ademir Junior, segundo nota encaminhada à redação, disse que está alinhado com PL e a decisão de filiar Alexandre, inclusive, "a executiva estadual deu todo respaldo para mantermos a aliança", disse Ademir. O Republicanos tem um importante político que pode apoiar as campanhas municipais, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Freitas.

Vale destacar que, em 2023, o governador foi o candidato preferido dos mogimirianos, recebendo 34.717 votos, o equivalente a 70,51% do total da cidade.

Nos próximos meses, outros partidos poderão compor as fileiras de apoio ao Alexandre Bueno, caso seja realmente oficializado como pré-candidato, considerando os bastidores da política mogimiriana e encontros entre líderes partidários.

O PSDB juntamente com o Cidadania, que são partidos federados, e outros como o MDB, o Podemos, o PSD, o PP, por exemplo, veem se reunindo para tentarem lançar uma candidatura unificada.

A união dos partidos em Mogi Mirim, tradicionalmente, tem sido um obstáculo nas eleições municipais, porque surgem diversos políticos com o mesmo interesse, geralmente, para ser cabeça de chapa ao cargo do Executivo, e um acordo pode demorar a sair ou, às vezes, nem sai do papel, por isso, se torna um desafio partidário.

Mas o PL acredita que há conversas avançadas e novas siglas poderão engrossar as fileiras do grupo de oposição à reeleição de Paulo Silva.

ATUAL ADMINISTRAÇÃO

Danilo Zinetti afasta qualquer aproximação com a administração Paulo Silva e reafirma que o partido liberal é oposição. "Não, isso não tem sentido, a população mogimiriana acompanha política e participa, ser partidário do PL ou simpatizante da direita não combina nada em ter uma ligação com o PDT do atual governo municipal e de seus secretários do PT e de toda esquerda do Brasil", finalizou.

CÂMARA MUNICIPAL

Atualmente, o PL é representado na Câmara Municipal pelo vereador Luís Roberto Tavares, o Robertinho. Questionado sobre os planos da sigla para a disputa a uma das cadeiras no Legislativo, em 2024, Zinetti disse há pretensão de conquistar três vagas. "Vamos trabalhar muito para que possamos alcançar essa meta. Ainda estamos no momento de filiação para, posteriormente, a definição de nomes, temos muitos bons filiados, preocupados e dedicados ao propósito", disse. 





Fonte:

Deixe seu comentário