Portal da Cidade Mogi Mirim

Luto

Mogi Mirim se despede do Compadre Jaçanã, incentivador da música sertaneja

Figura emblemática para a construção da Igreja Nossa Senhora Aparecida na cidade e um grande apoiador da música sertaneja raiz

Publicado em 26/04/2024 às 11:20
Atualizado em

Na noite de quinta-feira (25), Mogi Mirim perdeu um de seus mais queridos filhos, José Maria Fernandes de Almeida, mais conhecido como Compadre Jaçanã, aos 84 anos de idade. Figura emblemática e de relevância inestimável para a comunidade local, Compadre Jaçanã foi um dos principais incentivadores da música sertaneja na região, além de deixar um legado marcante em diversas outras áreas. O velório acontece no espaço municipal e o sepultamento está marcado para as 13h00.

Nascido em 29 de fevereiro de 1940, no Município de Conchal, José Maria Fernandes de Almeida, filho do Senhor Benedito Fernandes de Almeida e de Dona Dorvalina Martins Coelho de Almeida, sempre carregou consigo as raízes da roça. Sua trajetória foi marcada por uma profunda ligação com a música raiz e a devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Compadre Jaçanã foi um homem de múltiplos talentos e vocações. Trabalhou por 20 anos no SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgotos, desempenhando o cargo de bombeiro hidráulico com dedicação e competência. Além disso, exerceu a vereança no Legislativo local em dois mandatos pelo PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar da cidade.

Sua paixão pela música sertaneja o levou a apoiar inúmeras duplas e dançarinos de catira, ajudando-os a se projetarem no mundo artístico. Mesmo com as dificuldades, Compadre Jaçanã jamais desistiu de seus sonhos e sua determinação foi fundamental para a construção da Igreja Nossa Senhora Aparecida em Mogi Mirim. Como presidente da comissão para essa construção, sua liderança inspirou a comunidade a se unir em prol desse objetivo, que se tornou uma realidade graças às doações e à ajuda de todos.

Casado e pai de três filhos - Patrícia, Alian e Nayla - e avô de três netas - Nina, Yasmin e Luiza -, Compadre Jaçanã foi um exemplo de dedicação à família e à comunidade. Além de seu engajamento na área religiosa e cultural, Compadre Jaçanã também foi reconhecido por sua generosidade e compromisso social. Contribuiu significativamente para o Lar Emanuel e apoiou diversas entidades da cidade, deixando um legado de solidariedade e amor ao próximo.

Em 2005, seu trabalho e dedicação foram reconhecidos por Santa Rita do Passa Quatro, que o homenageou com o título de cidadão honorário santarritense, concedido por votação unânime da Câmara Municipal, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

Em 2021, também por maioria absoluta recebeu o título de Cidadão Mogimiriano, aliás mais que merecido para uma pessoa que dedicou tanto tempo da sua vida em prol da comunidade mogimirana.

A partida de Compadre Jaçanã deixa um vazio imenso em Mogi Mirim, mas seu legado de fé, dedicação e amor pelo próximo continuará a inspirar gerações futuras. Que sua memória seja eternamente honrada por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele. (Com informações da Pascom São Benedito)

Fonte:

Deixe seu comentário