Portal da Cidade Mogi Mirim

Eleições

Coluna do Portal - Os Bastidores da Política

Portal da Cidade Mogi Mirim traz informações sobre a movimentação política, encontros e articulações que podem ser confirmados para eleições em outubro

Publicado em 18/02/2024 às 12:05
Atualizado em

Os bastidores da política mogimiriana estão bem agitados e a grande dúvida sobre o futuro da cidade está em torno de uma pergunta: quem serão os candidatos a prefeito de Mogi Mirim? O prefeito Paulo Silva (PDT) é nome certo para a disputa. E contra ele, surgem outros interessados em entrar na briga.

Filho do ex-prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), o empresário Alexandre Passos Bueno (sem partido) vem sendo apontado como nome certo da oposição.

Outros cinco nomes surgem nos debates: a vereadora e ex-vice-prefeita Lúcia Tenório (Cidadania), o empresário Carlos Bernardi (Podemos), a vereadora Sonia Modena (PSD), o ex-vereador André Mazon e sua esposa, a vereadora Joelma Franco da Cunha (ambos ex-PTB).

Muitos não apostam em todos estes nomes da lista, já que os possíveis pré-candidatos a prefeito estão "tímidos" e não geram expectativa entre as lideranças políticas e, claro, também entre os eleitores.

Por enquanto, tudo não passa de boataria e há quem aposte que, desta lista, um ou dois poderão ser confirmados na disputa. Um dos motivos seria a avaliação do risco de sair da atual "zona de conforto", principalmente, os vereadores que detém o cargo e, estatisticamente, poderiam ter mais chances de reeleição, do que ganhar a Prefeitura como pouco tempo para "trabalhar" o nome.

..........

O Portal da Cidade Mogi Mirim divulgou a notícia das negociações para renovação do MDB com a proposta de lançar o nome de Lúcia Tenório para prefeita. O então líder emedebista, o ex-vereador Tiago Costa, depois da cassação do mandato, não tem aparecido como antes. Há boatos de que ele estaria procurando pelos grupos de oposição ao Paulo Silva no sentido de dar "uma força" na campanha, mas nada confirmado ainda.

Voltando ao MDB, o ex-prefeito de Mogi Guaçu, Dr. Paulinho, é o líder regional e busca fortalecer a lista de filiados para ter uma chapa completa de vereadores. Mas ao que parece, a tarefa não está fácil, primeiro, porque muitos interessados na eleição já estariam em outros ninhos e, segundo, porque a sigla não estaria com tanto crédito na cidade depois da cassação na Câmara.

Nesse caso, surge a dúvida: será que a Dra. Lúcia teria a estrutura necessária concorrer ao pleito da majoritária em outubro? Além dos candidatos a vereador, outra missão emedebista é atrair outras siglas, que já estariam traçando outros rumos e, por isso, vale a reflexão: "Uma andorinha só não faz verão...", ou seja, sem grupo, fica complicado alcançar o objetivo. Mas tem água para rolar embaixo dessa ponte.

..........

Depois da janela eleitoral, os palpites de nomes que poderão ser candidatos a prefeito e até a vice-prefeito, poderão ser mais certeiros, pois é quando se começa a desenhar o cenário das eleições em outubro.

Entre 7 de março e 5 de abril, acontece a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

Em Mogi Mirim, há expectativa de acontecerem várias trocas. Nesta lista estariam: Dra. Lúcia Tenório, que estaria fechando com o MDB; Joelma Franco da Cunha, que pode fazer parte do PRD - Partido da Renovação Democrática -, porque sua sigla, o PTB, teve fusão com o Patriota; o vereador Dirceu Paulino, deverá sair do Solidariedade e fechar com o União Brasil, mas não sairá mais candidato; o vereador Gebê deve retornar ao Solidariedade, deixando o União. Além disso, Marcos Gaúcho (PSDB), Márcio Ribeiro (Podemos), Mara Choquetta (PSB), Cinoê Duzo (PTB), poderão mudar de siglas. Ainda nesta lista, segundo os bastidores, Sonia Módena pode deixar o PSD e filiar-se ao PP e, de repente, sair candidata a prefeita. O Partido Progressista está sob o comando de sua assessora Daiana Gattei, desde o final de 2023, e, a executiva estadual, liderada pelo deputado federal Maurício Neves teria sido objetiva: o comando vai para a cidade que disputar a majoritária, então, resta aguardar como serão esses "trocas-trocas" de partido.

..........

O cargo de vice-prefeito também estaria disputado. Por enquanto, o nome considerado de peso é o da ex-vereadora e secretária municipal, Maria Helena Scudeler de Barros. A dobradinha seria com Paulo Silva. Os aliados do prefeito já teriam fechado questão e organizam estratégias de campanha. Maria Helena deverá filiar-se ao União Brasil, que tem lideranças estadual e federal, negociando desde ano passado com o grupo de Paulo Silva.

Qualquer notícia diferente, que existiriam outros nomes para vice, pode ser considerada "cortina de fumaça" ou ainda uma forma de deixar os possíveis nomes em evidência, porque uma mudança na dobradinha, só se a própria MH dizer e todo mundo sabe que fazer parte da majoritária é desejo da política. Considerando que a relação dela com Paulo Silva vem dando frutos na administração, o "casamento" deve se confirmar.

..........

Do outro lado, o da oposição, o cargo de vice também estaria sendo debatido e, entre há expectativa de que entre os possíveis pré-candidatos ocorra uma aliança. Só será preciso que um ou outro deixe o ego de lado e abra mão de ser cabeça de chapa. Nas últimas semanas, várias fotos são divulgadas sobre os encontros destes políticos, dando a entender que estão alinhados, de que estão "bem". Mas...

O empresário Alexandre Bueno, filho de Carlos Nelson teria dito em alto e bom tom, a uma pessoa próxima, que sairá candidato a prefeito. Ao Portal da Cidade, ele disse "Minha candidatura é projeto de um grupo de partidos ao cargo de prefeito". Então, quem seria seu vice? Carlinhos Bernardi, Sonia Modena, André Mazon ou outro nome que ainda não se destacou? Tá ficando interessante...

O PSDB é aliado ao Alexandre Bueno e ainda tenta emplacar destaque na majoritária e, neste caso, teria surgido o nome do vereador Alexandre Cintra. Seria a dobradinha, Alê/Alê? Outra especulação política dá conta de que estaria sendo estudada uma dobradinha Sonia/Carlinhos Bernardi.

Esse grupo conversa aqui, conversa ali, e conversa de novo, então, o que se espera é que pelo menos uma chapa de oposição ao Paulo Silva, saia entre eles.

..........

Algumas lideranças políticas indicam que André Mazon e sua esposa Joelma Franco da Cunha estariam perdendo força ma tentativa de formar um grupo nas eleições de outubro. O vídeo que os dois fizeram e divulgaram na semana do Carnaval em crítica direta ao prefeito Paulo Silva não teria caído na graça dos políticos mogimirianos, sob o argumento de que os dois adotaram a chamada "velha política", atacando o prefeito e satirizando os problemas que existem na cidade. Há quem diga que a dupla passou dos limites, pois o que o eleitor espera é um político sério e com projetos que caminhem para a resolução dos produtos, afinal, apontar o dedo é fácil.

..........

Na tarde desta segunda-feira (19) o empresário Danilo Zinetti encaminhou mensagem ao Portal da Cidade, informando que acertou sua situação junto ao PL - Partido Liberal - e voltou ao comando do diretório provisório em Mogi. No final de semana, a reportagem divulgou que a situação do partido estava inativa, junto ao TSE. Danilo disse que a nominata seria renovada e "correu" para deixar tudo certo e a vigência é até fevereiro de 2025.Agora só falta acertar outra coisa que também disse: a filiação de Alexandre Bueno.

..........

A Coluna do Portal da Cidade volta a qualquer tempo, apresentando notícias dos bastidores da política mogimiriana e, talvez, da região.


Fonte:

Deixe seu comentário