Portal da Cidade Mogi Mirim

Saúde pública

Após críticas, Paulo Silva anuncia reabertura da UTI neonatal na Santa Casa

A unidade hospitalar estava fechada há quatro meses, devido à falta de médicos. Um dia antes, a Dra. Lúcia Tenório criticou a demora e falta de informações

Publicado em 06/02/2024 às 22:27
Atualizado em

(Foto: Reprodução vídeo /redes sociais )

Quase 24 horas depois de receber críticas na Câmara Municipal, a Prefeitura anunciou, por meio da rede social, que a UTI neonatal da Santa Casa de Mogi Mirim voltou a funcionar, na noite desta terça-feira (06).

A unidade estava fechada há quatro meses e devido à demora de reativação dos serviços, além da falta de informações, a médica e vereadora Dra. Lúcia Tenório (Cidadania) levou ao público seu descontentamento e preocupação.

Ela contou que ligou na DRS (Diretoria Regional de Saúde) - de São da Boa Vista - para ter informações e recebeu a notícia de que a UTI deveria voltar a funcionar até 31 de janeiro sob risco de perder o credenciamento.

"A gente chega num limite que não dá mais. Sou vereadora e sou médica e estou aguardando uma reposta. Tem uma hora que chega, e aqui chegou. Temos que fazer funcionar".


Na noite seguinte ao discurso, funcionou.

O prefeito Paulo Silva (PDT) e a secretária de saúde Clara Carvalho fizeram um vídeo institucional dentro do hospital, apresentando a equipe de enfermagem e o médico neonatologista, plantonista da UTI, Dr. Arilton Ribeiro Malagrino. "O hospital volta a ter esse serviço estratégico para dar um apoio para nossa maternidade. Uma grande conquista para a saúde pública do município", disse o prefeito.

Já a  secretaria de saúde disse que é um serviço fundamental de apoio às crianças. "Não tinha jeito de a gente funcionar antes deste momento. É com grande alegria que podemos comemorar que agora o hospital contará com os quatro leitos da UTI neonatal", finalizou.

Considerada como referência na região, a unidade estava sem médicos.

No final do ano passado, a Secretaria de Saúde informou que estava com dificuldades na contratação de intensivistas especializados. Leia mais: UTI neonatal fechada completa 2 meses e é um desafio para a Prefeitura

A reportagem do Portal da Cidade Mogi Mirim encaminhou e-mail à assessoria de comunicação da Prefeitura, na noite desta segunda-feira (5) solicitando um posicionamento do Poder Público com relação às críticas da Dra. Lúcia Tenório, no entanto, não obteve resposta.

Fechamento 

Desde o final de outubro de 2023, a unidade parou de funcionar já que os médicos plantonistas decidiram não trabalhar mais. À época, a justificativa para o abandono dos plantões, segundo o INCS (Instituto Nacional de Ciências da Saúde), que faz a gestão da Santa Casa, foi ocasionada após atrasos pontuais no pagamento de alguns profissionais, motivados por bloqueios judiciais nas contas da Irmandade da Santa de Misericórdia de Mogi Mirim.

Um mês depois do fechamento, a Prefeitura voltou a ser interventora dos serviços SUS na Santa Casa.

À época, o Município disse que não teve prejuízo a nenhum paciente.

"Todos que necessitaram de uma UTI neonatal foram e continuam sendo inseridos no sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) sendo, imediatamente, transferidos para unidade de referência dentro do Estado de São Paulo onde hajam vagas, como Campinas, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, etc", destacou em nota à reportagem.

AÇÃO JUDICIAL

À época, segundo a Prefeitura, há uma ação na Justiça, solicitando a retomada imediata desses plantões e a decisão judicial foi concedida, parcialmente, determinando que os médicos restabeleçam os plantões ou, caso pretendam, rescindam o contrato e que respeitem o prazo de 30 dias de aviso prévio. 




Fonte:

Deixe seu comentário