Portal da Cidade Mogi Mirim

Saúde hospitalar

Prefeitura contrata empresa para fazer a gestão da Santa Casa

A recém-contratação gerou dúvidas porque alguns funcionários foram substituídos, mas a Prefeitura afirma que os serviços não são prejudicados

Publicado em 12/04/2024 às 17:16
Atualizado em

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade Mogi Mirim)

A recém-contratação de uma empresa para realizar serviços na Santa Casa e, consequentemente, a substituição de funcionários gerou uma manifestação por meio da rede social. A Doctor Medical assumiu serviços que até então eram prestados por meio de contratos individualizados entre hospital e médicos. A primeira atuação foi na UTI neonatal, reabrindo os atendimentos.

Há anos, a Santa Casa vem sendo tema de debate na sociedade por conta da demora nos atendimentos, na falta de médicos, na má gestão dos recursos públicos, na intervenção judicial e até na demissão de funcionários. Inclusive, há cerca de 15 dias a Prefeitura teve que liberar R$ 3 milhões para pagamento de dívidas trabalhistas de ex-trabalhadores.

Por causa de um histórico negativo, frequentemente surgem dúvidas envolvendo as ações administrativas que são adotadas no hospital, e, desta vez, não foi diferente.

A empresa Doctor Medical começou a atuar na Santa Casa, há pouco tempo e o fato de estar juridicamente ativa há cerca de dois meses, chamou a atenção de internautas. Segundo mensagens encaminhadas também ao Portal da Cidade, alguns funcionários foram demitidos na troca de empresa e há receio de que os problemas aconteçam novamente.

A Prefeitura é a responsável pela intervenção e, questionada, por meio da assessoria de secretaria de saúde, informou que alguns contratos estão sendo revisados e quando são identificadas falhas ou irregularidades, o prestador de serviço precisa ser trocado.

A nota informa que há problemas administrativos como: médicos sem contrato, serviços executados em desacordo com os termos contratuais e até mesmo serviços não operacionais. Segundo a nota, não há demissão em massa e eventuais substituições de funcionários segue a legislação e a ideologia da contratada, visando oferecer serviços adequados aos usuários SUS, na Santa Casa.

De acordo com a Saúde, a empresa Doctor Medical, é administrada por profissionais que atuam no ramo da saúde pública há mais de 20 anos e foi constituída recentemente para viabilizar atendimento exclusivo e dedicado à região da Baixa Moginana.

"Foi através desta empresa, aliás, que a Santa Casa tornou possível a reabertura da UTI neonatal, para recém-nascidos, hoje coordenada pelo Dr. Wilson Roberto Endruveit, profissional reconhecido por sua trajetória e excelência técnica", disse a nota.

A empresa também está responsável pelo corpo clínico do hospital sob o comando do médico  nefrologista e intensivista, Fernando Prado, que está coordenador do setor de nefrologia e, ao Pronto Socorro Central, disponibilizou como coordenador o Dr. Cristiano Amorin, médico com mais de 15 anos de experiência em urgência e emergência, com forte atuação em nossa região e também em Campinas.

"A substituição de empresas prestadoras de serviços à Santa Casa foi justificada como um direito legal e uma medida necessária para aprimorar a qualidade do atendimento aos pacientes", diz a nota. Todas as mudanças implementadas pela empresa, portanto, priorizaram a eficiência dos atendimentos e beneficiam de modo efetivo a assistência oferecida à população", enfatizou a Prefeitura.

Por fim, a prefeitura destaca que, juntamente com os governos Federal e Estadual, investe na Santa Casa, o que a torna responsável pela fiscalização da qualidade dos serviços prestados pela instituição e pelo cumprimento dos contratos estabelecidos.

Fonte:

Deixe seu comentário