Portal da Cidade Mogi Mirim

Preocupação

Mogi Mirim registra aumento nos casos de dengue e passa de 1.000 contaminados

Número saltou de 872 para 1.095 casos confirmados, o que, na prática, exige mais ações por parte do Poder Público, no sentido de prevenir a contaminação

Publicado em 26/04/2024 às 14:55

(Foto: Internet)

Os dados recentes divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde revelaram um aumento alarmante nos casos positivos de dengue em uma semana. De acordo com o levantamento, o número saltou de 872 para 1.095 casos confirmados, o que, na prática, exige mais ações por parte do Poder Público, no sentido de prevenir a contaminação.

A maioria  é autóctone, ou seja, a doença foi contraída no próprio município. 

Mogi Mirim já vive um surto da doença. Já são 4.244 casos notificados, 1.095 confirmados, sendo 131 importados.

A análise por faixa etária revela que a maior incidência está entre os indivíduos com idades entre 16 e 59 anos, totalizando 797 casos, seguidos por 160 casos em pessoas com mais de 60 anos. Os mais jovens também não escaparam, sendo 28 crianças de até 5 anos e 110 casos entre 6 e 15 anos.

No que diz respeito ao sexo dos pacientes, os dados mostram que tanto homens quanto mulheres estão sendo afetados, com 583 casos positivos em mulheres e 512 em homens.

A distribuição geográfica revela uma propagação significativa da doença, na zona Norte registrando 293 casos, seguida pela zona Leste com 325 casos. A zona Sul apresenta 79 casos, enquanto a zona Central e a zona Oeste reportaram 100 e 138 casos, respectivamente. Além disso, 29 casos foram registrados em áreas rurais, e 131 casos foram importados de outros municípios.

Como foi noticiado pelo Portal da Cidade Mogi Mirim, na semana passada, o óbito por dengue de um homem com mais de 60 anos, ainda está em investigação. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o laudo do Instituto Adolfo Lutz para determinar se a causa do óbito está relacionada à dengue. 

Leia Mais: Morte suspeita de dengue é investigada; 250 novos casos são registrados

A situação da região também preocupa.

Itapira ultrapassou a marca de 5 mil casos positivos, evidenciando a gravidade da situação e a urgência de ações preventivas e de controle por parte das autoridades de saúde.

Diante desses números alarmantes, as autoridades de saúde reforçam a importância das medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, e o uso de repelentes. A colaboração da população é fundamental para conter o avanço da dengue e proteger a saúde de todos os moradores de Mogi Mirim.


Fonte:

Deixe seu comentário