Portal da Cidade Mogi Mirim

Polêmica necessária?

Vereadora Luzia quer mudar regimento interno e instituir sessões todas 2ª feiras

Hoje, as sessões ordinárias são realizadas quatro vezes ao mês; o assunto já vem gerando conflito na Câmara Municipal

Publicado em 10/08/2021 às 03:31

(Foto: Cláudio Felício/ Portal da Cidade de Mogi Mirim)

(Foto: Cláudio Felício/ Portal da Cidade de Mogi Mirim)

Um projeto de resolução que foi protocolado na Câmara Municipal de Mogi Mirim, propondo alteração no trabalho das sessões dos vereadores, poderá gerar intensas discussões nas próximas semanas.

A 1ª dama e vereadora Luzia Cristina Cortez Nogueira (PDT), quer mudar o regimento interno e instituir que as sessões ordinárias sejam realizadas em todas as segundas-feiras, exceto nos meses em que os vereadores estejam em recesso parlamentar.

O R.I. determina que os trabalhos sejam realizados quatro vezes ao mês. Quando há cinco semanas, a última segunda do mês, não tem sessão ordinária. 
No entanto, em diversas legislaturas, a quinta segunda-feira já foi destinada para sessões extraordinárias.

O assunto já vem gerando discussões entre os vereadores e fora da Câmara também, principalmente por meio de manifestações de servidores da Prefeitura, geralmente pelas redes sociais - que demonstram apoio à 1ª dama.

O projeto resolução primeiro precisa ter o aval da Mesa Diretora da Câmara para seguir os trâmites da Câmara.

Nesta segunda-feira (9), o assunto foi debatido e, por enquanto, há empate entre os membros da Mesa: os vereadores Geraldo Bertanha, Gebê (DEM) e Dra. Lúcia Ferreira Tenório (Cidadania), são contrários ao PL, enquanto que os vereadores Luís Roberto Tavares (PL) e Dirceu Paulino (SD), são favoráveis.

A presidente da Casa, Sonia Regina Rodrigues antes de manifestar o voto para que o projeto seja levado à plenário ou não, desempatando os votos da Mesa, usou o intervalo da sessão desta segunda-feira para conversar com os demais vereadores.

O assunto gerou divisão de opiniões, tanto que a presidente disse a todos que agendaria uma reunião entre os vereadores para discutirem a pauta.

A redação do Portal da Cidade de Mogi Mirim apurou nos bastidores, após a discussão no intervalo da sessão, que há possibilidade de o PL da vereadora Luzia ir para votação e ser rejeitado. A maioria dos que conversou com o PC justificaram que, diariamente, há muito trabalho a cada um dos vereadores em prol da população.

Luzia, quando esteve na função de vereadora em 2015, já tentou aprovar a mesma matéria, mas na época, o PL teve parecer desfavorável e no plenário, foi acolhido por 9x8





Fonte:

Deixe seu comentário