Portal da Cidade Mogi Mirim

mudanças

Governo do Estado anuncia mudanças nas polícias, PGE e Fazenda

O governador Rodrigo Garcia anunciou os novos nomeados nesta segunda-feira, 25

Publicado em 26/04/2022 às 10:59

O governador Rodrigo Garcia anunciou nesta segunda-feira (25) trocas em diversas áreas do Estado, como no comando das polícias de São Paulo, Procuradoria Geral do Estado e na secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Troca nas polícias

Para o Comando Geral da PM assume o coronel Ronaldo Miguel Vieira, que estava no Comando do Batalhão de Choque. O novo Delegado-Geral é Osvaldo Nico Gonçalves, que até então era responsável pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE).

Rodrigo Garcia destacou que ambos os novos comandantes vêm de tropas especiais e operacionais das polícias. Ele ainda anunciou que pretende na próxima semana dar início a uma série de medidas de combate à criminalidade já com o novo comando das polícias à frente das operações.

Ronaldo Miguel Vieira, de 51 anos, ingressou na PM em 1989 e foi promovido a coronel em 2019. Esteve à frente dos comandos de Policiamento de Área Metropolitano-1, Casa Militar, Regimento de Polícia Montada 9 de Julho e de cinco batalhões. Chefiou a Divisão Operacional do Comando de Policiamento de Choque e atuou como comandante de Companhia Territorial e do Policiamento de Área.

O delegado Nico, de 65 anos, ocupava o cargo de diretor do DOPE. Ele ingressou na Polícia Civil em 1979, como investigador. Mas foi como delegado que se destacou pela experiência na rua no combate à criminalidade.

Foi o fundador do primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE). Chefiou ainda as equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), do Grupo Armado de Repressão a Roubos (GARRA), do Grupo Especial de Resgate – GER (DEIC), unidade especializada na soltura e livramento de reféns, e foi delegado de polícia na Capital, estando à frente de grandes eventos, como a visita do Papa em 2007 e a Copa do Mundo de 2014. Nico assumiu o comando do DOPE em 2019.

“Agradeço o empenho, dedicação e exemplo do coronel Alencar, que liderou a PM nos últimos 2 anos, e do delegado Ruy Ferraz, que comandou a Polícia Civil de São Paulo”, disse Rodrigo.

Troca na PGE

Também aconteceu a nomeação de Inês dos Santos Coimbra como nova procuradora geral do Estado. Com a mudança, a instituição responsável pela representação judicial do Governo e pela defesa dos interesses de São Paulo permanece sob liderança feminina.

Primeira mulher negra a chegar ao comando da PGE, Inês é procuradora estadual de carreira há 18 anos e teve atuação destacada nas áreas de regularização fundiária e imobiliário, habitação popular, concessões e PPPs. Desde 2018, ela era chefe da assessoria jurídica do gabinete da PGE. Aos 44 anos, Inês é mestre em Direito do Estado pela PUC-SP e professora do curso de especialização em direito administrativo da instituição.

Desde janeiro de 2019, o órgão era comandado por Maria Lia Pinto Porto Corona, que também foi chefe da procuradoria fiscal e subprocuradora geral da área tributária fiscal.

Fazenda e Planejamento

O economista e mestre em Administração Pública e Governo, Felipe Scudeler Salto, também foi empossado como novo secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

A cerimônia, realizada no Palácio Clóvis Ribeiro, edifício-sede da Sefaz-SP na capital, reuniu políticos, funcionários e representantes de entidades de classe. Estavam presentes Henrique Meirelles, que esteve à frente da pasta até março deste ano, e o secretário executivo da Sefaz-SP, Tomás Bruginski. Também prestigiaram a solenidade os ex-ministros Maílson da Nóbrega e Nelson Machado.

“Agradeço e fico muito feliz com a presença do Felipe Salto na nossa equipe. Um jovem de 35 anos de idade, sem dúvida nenhuma um dos mais brilhantes economistas da sua geração. Um bom país só pode crescer, se desenvolver e ser justo quando homens e mulheres de bem se dispõem a entrar e se doar para a vida pública, como é o caso do Felipe”, disse Rodrigo Garcia.

Ao receber os cumprimentos, Felipe Salto destacou a honra em ser indicado para assumir o desafio e enfatizou que sua gestão terá como base responsabilidade fiscal e responsabilidade social.

“Para você financiar uma política pública de boa qualidade precisa ter contas públicas saneadas, que é o histórico de São Paulo. Vamos melhorar a execução dos investimentos, melhorar a execução das políticas sociais e, com o caixa de R$ 35 bi que temos hoje, uma dívida pública em relação à receita de 113%, que é a mais baixa da história, há uma boa condição financeira para fazer isso”, afirmou Felipe Salto.

Fonte:

Deixe seu comentário