Portal da Cidade Mogi Mirim

Nova estação

Outono começa com passagem de frente fria e chuva na região

Ainda muito quente, nova estação trará muita chuva para o estado no fim da semana, de acordo com a Defesa Civil

Publicado em 20/03/2024 às 06:02
Atualizado em

A Defesa Civil estadual prevê que o início do outono, que começa nesta quarta-feira (20), será de chuva intensa em todo o estado de SP, em razão da passagem de uma região pela frente Sudeste. A previsão do tempo chegará no estado de quinta-feira (21) e provocará chuva intensa e queda de temperaturas a partir de sexta-feira (22). A mudança será tão significativa que na quinta-feira a temperatura máxima poderá chegar aos 32°C, já na sexta-feira não passa dos 22°C.

O primeiro fim de semana do outono será de chuva forte e temperaturas mais baixas do que as registradas nas últimas semanas, quando enfrentamos uma onda de calor em todo o estado. 

Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), a expectativa é que o final do mês de março e início do mês de abril tenham condição para pancadas de chuva isoladas. 

No entanto, a partir da 2ª quinzena do mês de abril o clima ganhará características típicas da estação, com tempo mais seco e temperaturas mais amenas, embora as dinâmicas não cairão tanto, em razão das características El Ninõ, que ainda terá influência na nossa região . 

Os modelos meteorológicos atuais indicam um outono com período de transição, pois, mesmo com o final do El Niño, uma atmosfera ainda sentirá os efeitos deste específicos, isso porque ela demora um pouco para responder ao final ou começo de um El Niño ou La Niña . 

Prevenção e cuidados com as chuvas fortes

Com o cenário de chuva forte previsto para o próximo fim de semana, a Defesa Civil mantém todo o sistema de Defesa Civil em atenção. Em caso de queda de raio, o ideal é que você procure abrigo em edificações e evite falar ao telefone. As áreas de encosta apresentam risco de penetração de terra, com isso, é importante que os moradores fiquem atentos aos sinais que antecedem o desastre, como rachadura nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperradas ou postes e árvores inclinadas.

Em Mogi Mirim

A quarta-feira terá máxima de 32 graus em Mogi Mirim, com possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde. Na quinta, a máxima chega a 34 graus, mas na sexta, o dia não teve máximas além de 26 graus.

No sábado e domingo, com grandes possibilidades de chuva, as máximas para estes dias não passam de 24 e 26 graus, respectivamente.

Fonte:

Deixe seu comentário