Portal da Cidade Mogi Mirim

Alerta

Nova onda de calor extremo acontece no final de semana e anuncia o fim do verão

As temperaturas elevadas serão registradas a partir desta 5ª, dia 14 até sábado, dia 16, com máximas de 36º, mas com sensação térmica de calor escaldante

Publicado em 14/03/2024 às 14:05
Atualizado em

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade Mogi Mirim)

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade Mogi Mirim)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para uma onda de calor que atingirá vários estados do País, partir desta quinta-feira (14), e se estenderá até sábado, 16. Os novos avisos meteorológicos colocam os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia, além do Distrito Federal, em estágio de grande perigo. Segundo o órgão, as temperaturas máximas registradas nos estados afetados podem chegar a ficar 5º C acima da média. Esta é terceira onda de calor do ano. 

Em Mogi Mirim, a previsão é atingir máxima de 36º e mínima de 24º, com nenhuma possibilidade de chuva na sexta e no sábado. No domingo, segundo o Climatempo, há aumento de nuvens, e por enquanto, há 39% de chance de ter pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

A Defesa Civil Estadual orienta que, durante períodos de altas temperaturas, a hidratação é crucial para garantir o seu bem-estar. As pessoas não devem se esquecer de beber líquidos regularmente e se protegerem da exposição excessiva ao sol sempre que possível. Evite sair entre 10h e 16h, quando os raios solares estão mais intensos.

Mas por que essa previsão configura uma onda de calor? O que é o fenômeno?

A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.

No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.

Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5º C na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração.

As ondas de calor são comuns de acontecerem no fim da primavera, com a aproximação do verão. Mas, nos últimos anos, esse fenômeno tem se tornado mais comum.

No caso da terceira onda de calor atual, o ponto mais forte do sistema está posicionado na região do Chaco do Paraguai, o que explica as altas temperaturas nos estados do Sul e no oeste paulista.

O fenômeno El Niño também contribui para o estabelecimento das ondas de calor, deixando a atmosfera mais quente e potencializando as altas temperaturas.

São necessários dois principais fatores climáticos para que ela se desenvolva: massas de ar quente e seco e bloqueios atmosféricos. No ano passado, Brasil viveu nove ondas de calor e, neste ano, enfrenta a terceira.

Fim do verão

O verão termina no próximo dia 20 e será encerrado com essa onda de calor extremo. O fim da estação será à 0h006 quando será o começo do outono, também chamado Equinócio de Outono, que é um dos dias do ano em que a duração da luz do dia e da escuridão da noite é a mesma. O outro dia em que luz e noite têm a mesma duração é o equinócio da primavera.

Os dias de outono começam a ficar mais curtos e as árvores perdem as folhas.

Fonte:

Deixe seu comentário