Portal da Cidade Mogi Mirim

Período chuvoso

Chuvas de verão: Mogi Mirim registra 7 quedas de árvores em um só dia

A Defesa Civil orienta que durante as chuvas, deve-se evitar abrigos ou estacionamentos embaixo de árvores, pois elas podem cair

Publicado em 19/01/2023 às 10:14
Atualizado em

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade de Mogi Mirim)

Nos últimos dias, Mogi Mirim tem registrado um clima típico do verão, com sol e calor nas manhãs e chuvas rápidas e volumosas no período da tarde ou noite.

As pancadas de chuvas acompanhadas de ventos têm registrado constantes quedas de árvores, inclusive com a raiz da planta, por isso, a Defesa Civil do município pede atenção dos motoristas e pedestres, para que evitem ficar próximos às espécies, durante o período chuvoso.

Nesta quarta-feira (19) choveu por alguns minutos, com início por volta das 14h30 e, segundo balanço da Defesa Civil, sete árvores caíram na cidade. Todas de médio porte caíram no Linda Chaib, Chácaras Ypê e Parque das Laranjeiras.

Na região central, um galho de uma árvore na Praça da Bandeira, caiu em cima de um carro estacionado na rua, mas felizmente, não houve danos no veículo.

Os Bombeiros Civis Municipais saíram às ruas assim que o primeiro chamado foi feito pelo telefone 156. Eles também integram a Defesa Civil (que pode ser acionada pelo 199) e fizeram o corte dos troncos das árvores, liberando as vias, evitando acidentes.

Por enquanto, não houve nenhum incidente, envolvendo veículo ou pedestre. Apesar disso, a orientação da Defesa Civil é que, durante as chuvas, deve-se evitar abrigos ou estacionamentos embaixo de árvores, pois elas podem cair, por causa de ventos ou raios, e ocasionar acidentes.

Nesta quarta, foram registrados 16,5 milímetros de chuvas e a dificuldade são os ventos, que contribuem para as quedas de árvores, pois o solo está encharcado e as espécies ficam vulneráveis.

Segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) os níveis de alertas são classificados da seguinte forma:

Amarelo

O alerta amarelo representa “perigo potencial”. Ele é emitido quando há chances de chuva de volume entre 20mm e 30mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos de 40 km/h a 60 km/h.

No alerta amarelo, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Laranja

O alerta laranja representa “perigo”. Ele deve ser emitido quando há previsão de chuva de 30 mm a 60 mm por hora, ou de 50 mm a 100 mm por dia, com ventos de 60 km/h a 100 km/h.

No alerta laranja, há risco efetivo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Vermelho

O alerta vermelho representa “grande perigo”. Ele é emitido quando há chances de chuva de volume superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia, com risco eminente de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Quando o alerta vermelho é emitido, o Inmet recomenda uma série de medidas de segurança, como:

Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar a alteração nas encostas, permanecer em local abrigado, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos, caso haja inundações.

Fonte:

Deixe seu comentário