Portal da Cidade Mogi Mirim

Urgente

SP decreta estado de emergência para dengue

Anúncio ocorreu na manhã desta terça-feira (5) pela Secretaria da Saúde após o Estado atingir 300 casos confirmados de dengue por 100 mil habitantes

Publicado em 05/03/2024 às 09:22
Atualizado em

Por orientação do Centro de Operações de Emergências (COE), a Secretaria de Saúde de São Paulo decretou estado de emergência devido à alta dos casos de dengue, que passaram dos 300 confirmados por 100 mil habitantes. Um decreto está sendo publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5).

O anúncio ocorreu na sede da Secretaria de Saúde estadual e o decreto permitirá que Estado e municípios implementem ações com maior agilidade e, também, possa receber recursos adicionais do governo federal. Cada município, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.

Situação em Mogi Mirim

Até a semana passada Mogi Mirim tinha 85 casos confirmados neste ano, além de 15 outros casos autóctones, ou seja, contraídos em outro município. O número de notificações chegou a 930.

Recursos federais

Os recursos serão destinados, prioritariamente, para aquisição de máquinas de nebulização e insumos, contratação de pessoas e ampliação da capacidade da rede. Para priorizar a transferência de pacientes na rede estadual, que necessitem de leitos de alta complexidade, a Secretaria de Estado atualizou a orientação para a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), para que todos os pacientes suspeitos para dengue tenham prioridade.

Dados atualizados até 4 de março mostram que 131 municípios do Estado registraram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Ao todo, 22 municípios paulistas decretaram emergência.


Fonte:

Deixe seu comentário