Portal da Cidade Mogi Mirim

EM MOGI GUAÇU

Região do Guaçu-Mirim passa por nebulização costal

Ações de combate à dengue contam com nebulização nos bairros atendidos pela Unidade Básica de Saúde do Jardim Guaçu-Mirim

Publicado em 14/03/2024 às 13:45

A Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu iniciou na segunda-feira, 11, o serviço de nebulização costal nos bairros da Zona Sul, com especial atenção para a área de abrangência da Unidade Básica de Saúde do Jardim Guaçu Mirim, que enfrenta um aumento de casos confirmados da doença. A região está próxima da divisa com Mogi Mirim.

A nebulização costal, coordenada pela Vigilância Ambiental (VA), está sendo aplicada em bairros como Jardim Brasília, Jardim Munhoz e Guaçu Mirim, entre outros. Segundo dados da VA, a região da UBS do Guaçu Mirim é a quarta mais afetada pela dengue, registrando 14 casos positivos da doença.

O método de nebulização costal consiste na aplicação de inseticida dentro das residências, visando eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue, mas também da zika e chikungunya. A coordenadora e bióloga da VA, Cristiana Monteiro Ferraz, ressaltou a importância da colaboração da população, incentivando a vistoria regular dos quintais em busca de possíveis criadouros.

Além da nebulização, as equipes de endemias estão realizando visitas de bloqueio em outras áreas afetadas pela doença. Essas visitas incluem a aplicação de larvicida nos criadouros do mosquito, antes da nebulização propriamente dita. Segundo Cristiana Ferraz, esse método é fundamental para o controle eficaz da proliferação do Aedes aegypti.

De acordo com o último boletim divulgado pela VA, Mogi Guaçu já soma 174 casos positivos de dengue, com outros 149 pacientes aguardando resultados. Além da região do Jardim Guaçu Mirim, outras áreas estão recebendo a atenção das equipes de saúde devido ao aumento de casos, como o Centro de Saúde e Ypê Pinheiro, cada um com 16 casos positivos, e o Jardim Chaparral, com 33 casos confirmados.


Fonte:

Deixe seu comentário