Portal da Cidade Mogi Mirim

OFENSIVA

Mogi Mirim já adota “medida severa” para conter a disparada de casos de dengue

Secretaria de Saúde iniciou processo de nebulização no Parque da Imprensa; já Estado de SP criou centro de contingência e anunciou repasses aos municípios

Publicado em 05/02/2024 às 12:37
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A dengue virou o grande problema de 2024. O número de casos da doença disparou em todo o país e em Mogi Mirim a situação não é nada diferente, tanto que a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (5) uma nebulização costal na região do Parque da Imprensa, zona Oeste da cidade.

O objetivo da ação é combater o mosquito Aedes Aegypti em sua fase adulta, quando ele voa, pica e transmite a dengue, sendo que a aplicação do inseticida será realizada nos pontos do bairro em que há o registro de casos positivos da doença. O serviço é executado pela empresa terceirizada Sime Prag do Brasil.

O veneno utilizado na nebulização é comprado pelo Ministério da Saúde que faz a distribuição aos Estados que em seguida, encaminham para a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) antes de chegar ao Município que executa o combate ao mosquito da dengue.

Os funcionários exercem o serviço uniformizados e identificados com crachás e a população da área nebulizada recebe as orientações necessárias com antecedência por meio de panfletos como o que deve ser guardado, coberto e quanto tempo a família e os animais de estimação devem permanecer fora do imóvel após a aplicação do inseticida.

Mogi Mirim fechou o mês de janeiro com 11 casos positivos da doença. Com isso, vale ressaltar que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti eliminando objetos que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Nesta quinta-feira, 8, uma equipe da Vigilância Ambiental realizará uma ação educativa, durante todo o dia, no Terminal Municipal de Ônibus, para orientar e informar a população sobre a Dengue.

Governo do Estado

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (6) o Centro de Operações de Emergências (COE) para fortalecer os 645 municípios no combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e Zika.

A primeira medida adotada foi a destinação de R$ 200 milhões do tesouro estadual às prefeituras para investimento direto no enfrentamento ao mosquito.

Os recursos provenientes do programa IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal) se somam às medidas de intensificação de suporte aos municípios, em especial as ações de campo como a nebulização, o chamado fumacê. Mais de 600 equipamentos portáteis e pesados estão disponíveis para a utilização das cidades. Esse trabalho será coordenado pela Defesa Civil Estadual, que também intensificará em parceria com as Defesas Civis Municipais o trabalho de visita as residências e orientação aos cidadãos em todo o Estado.

Para auxiliar no trabalho de conscientização, o Governo de SP lançará nos próximos dias uma campanha de saúde pública orientado a população sobre a importância do combate ao mosquito, uma vez que 80% dos focos do Aedes aegypti estão no interior das residências.

Também serão realizadas ações educativas em escolas da rede estadual, rodovias e pontos de grande circulação de pessoas como estações de trem e metrô. Em outra frente, a Secretaria de Saúde está capacitando todos os agentes de endemias por meio de cursos e treinamentos online para manejo e atendimento para arboviroses. O Instituto Adolfo Lutz (IAL) também está recebendo investimentos para reduzir o tempo de resposta para o resultado de testes sorológicos e ampliação de sua capacidade.

“Este será o maior apoio aos municípios no combate à dengue da história. Estamos investindo em capacitações e treinamento para toda a rede de saúde, e estendendo também aos professores e todos os cidadãos. Este é o momento certo para a sociedade se unir no combate à dengue”, afirmou Eleuses Paiva, secretário de Saúde do Estado.


Fonte:

Deixe seu comentário