Portal da Cidade Mogi Mirim

SAÚDE

Vacinação contra o sarampo atende público de 20 a 29 anos

O objetivo é de que essa população receba duas doses da vacina tríplice viral, no caso, a caxumba, rubéola e o próprio sarampo

Publicado em 19/11/2019 às 06:15

Teve início na segunda-feira, dia 18, a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, voltada a faixa etária de 20 a 29 anos que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação.  

O objetivo é de que essa população receba duas doses da vacina tríplice viral, no caso, a caxumba, rubéola e o próprio sarampo, em um intervalo mínimo de 30 dias.

Em Mogi Mirim, quem fizer parte deste grupo deve procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou as Equipe de Saúde da Família (ESF) Noroeste e Sudeste, para serem imunizados.

É necessário apresentar a caderneta de vacinação.

A campanha segue até o próximo dia 30, um sábado, quando em todo o país acontece o Dia D, focado não apenas no sarampo, mas também à saúde do homem. Na ocasião, as UBSs, em Mogi Mirim, abrirão em horário especial, assim como realizado em diversas ocasiões ao longo do ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária de 20 a 29 anos é a que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, segundo o último boletim epidemiológico, o que reforça a importância desta etapa para interromper a cadeia de transmissão do vírus no país.

Em Mogi, neste ano, já são 21 casos suspeitos e um confirmado, o de uma menina de 1 ano.

A primeira fase da campanha teve como público-alvo crianças a partir de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, grupo de maior vulnerabilidade e sujeito a complicações com a doença.

Agora, na segunda fase, a meta do governo federal é a de vacinar 9,4 milhões de adultos jovens, estimativa feita com base em estudo realizado pela OPAS e pelo Ministério da Saúde.

O Ministério ressalta a importância de receber a vacina. Para que faça efeito no organismo da pessoa, é necessário tomar todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação, duas doses a partir de 12 meses a 29 anos e uma dose para a população de 30 a 49 anos.


Fonte:

Deixe seu comentário