Portal da Cidade Mogi Mirim

Covid-19

Vacina bivalente da Pfizer já imunizou mais de 2,2 mil pessoas em Mogi Mirim

Idosos e imunossuprimidos têm sido a prioridade da Secretaria de Saúde; vacina tem proteção contra subvariantes da Covid-19

Publicado em 13/03/2023 às 17:54

Internet

Desde o final de fevereiro, quando a VE (Vigilância Epidemiológica), órgão da Secretaria Municipal da Saúde, começou a distribuição das doses da vacina Pfizer bivalente, 2.247 pessoas já foram imunizadas em Mogi Mirim. Desse total, 2.082 doses foram administradas na população acima de 60 anos.
Outras 165 doses foram destinadas a pessoas imunossuprimidas, acima de 12 anos, além de grupos específicos, como indígenas. A vacinação continua em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h00 às 16h00, exceto em Martim Francisco, onde o postinho está em reforma.
Ao todo, a DRS (Direção Regional de Saúde) de São João da Boa Vista enviou 4,422 doses à cidade. Numa primeira etapa, foram imunizados pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidas, a partir de 12 anos, além de índios. Idosos internados em ILPs (Instituições de Longa Permanência) também foram vacinados na própria entidade.
O Ministério da Saúde planeja uma segunda etapa para imunizar, com a bivalente da Pfizer, gestantes e mulheres que deram à luz recentemente. Na quarta e última fase, serão vacinados os profissionais da saúde. Vale destacar que o uso dessa vacina já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no final de 2022.
A Secretaria de Saúde reforça que, além da bivalente, está mantida a imunização (1ª dose) da covid-19 para crianças a partir de 6 meses, adolescentes (12-17 anos), adultos (18 anos ou mais). Também vai vacinar com a 2ª dose, de acordo com a data agendada na carteirinha.
Crianças a partir de 5 anos, podem receber a 3ª dose (1ª do reforço) desde que tenham intervalo de quatro meses da 2ª dose. Por fim, pessoas acima de 18 anos poderão receber a 4ª dose desde que haja um intervalo de quatro meses da última dose.
As vacinações para bebês de 6 meses a 2 anos e 11 meses serão feitas, exclusivamente nas UBSs da Santa Clara, Aterrado e Albejante, para otimizar o uso dos frascos dos imunizantes. É necessário portar o RG, CPF ou cartão SUS. Também é exigido comprovante de endereço e a apresentação do comprovante da vacinação anterior.

Fonte:

Deixe seu comentário