Portal da Cidade Mogi Mirim

SOB CONTROLE

Saúde tranquiliza população em relação a casos suspeitos do Covid-19

Médico que trabalha na Santa Casa e foi diagnosticado com o Covid-19, passa bem e teve contato com muito poucas pessoas

Publicado em 01/04/2020 às 02:00

Coletiva foi realizada na manhã desta quarta-feira, na Estação Educação (Foto: Kau Felício/Portal de Cidade)

Em coletiva à imprensa realizada na Estação Educação, na manhã desta quarta-feira, 1º de abril, a Secretaria Municipal de Saúde tranquilizou à população mogimirana, ao afirmar que o caso do médico da Santa Casa, diagnosticado com Covid-19, esta totalmente sob controle.

“Esse profissional, um ortopedista, está em sua casa e passa muito bem. Ele teve contato com muito poucas pessoas”, garantiu o infectologista e membro do CCIH (Comissão de Controle de Infecções Hospitalares) da Santa Casa, João Paulo Grecco.

Ele disse que os contactantes do médico não foram mais do que sete funcionários e uns poucos pacientes que estiveram no hospital para consulta. “Todos já foram informados sobre o caso e estão sendo orientados sobre os procedimentos que devem ser adotados”, observou Grecco.

O infectologista disse ainda que o caso do médico era assintomático e que só foi confirmado por meio de um exame, na sexta-feira. “Também quero salientar que as pessoas que tiveram contato com esse médico (contactantes) não são consideradas casos suspeitos de coronavírus”, finalizou.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do Município, Joalice Penna Rocha Franco, reforçou as declarações de Grecco, acrescentando que desde que soube do caso, vem orientando os contactantes. Joalice aproveitou a coletiva para informar que a Secretaria da Saúde aguarda, já para a próxima semana, a chegada dos kits do teste rápido para o Covid-19.

“Porém, quero deixar claro que esses testes serão destinados apenas aos profissionais da saúde que apresentarem sintomas da doença ou para pacientes com síndrome respiratória aguda”, explicou. Outra informação importante da coordenadora foi que a Regional de Saúde de São João da Boa Vista confirmou a ampliação do número de laboratórios credenciados no Estado de São Paulo para fazer o teste do Covid-19.

“Isso pode diminuir a sobrecarga sobre o Instituto Adolfo Lutz e reduzir o tempo de espera pelos resultados dos exames”, apontou. O gerente administrativo da Secretaria de Saúde, Leonardo Lopes Ferreira da Cunha, também trouxe outra boa notícia.

De acordo com ele, em breve a Prefeitura deve receber os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para as equipes de saúde. Cunha explicou que quantidade será suficiente para dois meses. A Secretaria de Saúde também está alugando mais quatro respiradores. Atualmente, a Santa Casa possui 20 aparelhos e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste, outros dois.

VERBAS

O secretário de Saúde do Município, Ederaldo Moreno Alfonso, também presente à coletiva, observou que a administração municipal está procurando mais quatro respiradores para alugar. “Mas não estamos fazendo loucuras já que, infelizmente, há pessoas especulando com o valor desses equipamentos”, lamentou.

Moreno revelou que, além de todos esses esforços, a Secretaria de Saúde também remanejou verbas destinadas às obras de reformas de algumas UBS (Unidades Básicas de Saúde), redirecionando-as para o combate ao Covid-19.

“Também recebemos mais R$ 542 mil dos governos estadual e federal para esse esforço de guerra”, pontuou. Ainda durante a coletiva, Moreno anunciou a abertura oficial do “gripario”, um ambulatório exclusivo para síndromes gripais e que vai funcionar ao lado da Santa Casa.

Uma estrutura semelhante foi montada ao lado da UPA da Zona Leste.

Indagado sobre a possibilidade de Mogi Mirim montar um hospital de campanha, o secretário respondeu que isso já foi planejado. “Caso seja necessário, montaremos 30 leitos no centro de reabilitação Lucy Montoro, no bairro da Saúde”, concluiu.


Fonte:

Deixe seu comentário