Portal da Cidade Mogi Mirim

Coronavírus

Saúde começa a imunizar com vacina bivalente contra a Covid-19

Doses chegaram nesta segunda (27) e já foram distribuídas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde); imunização é das 8h00 às 16H00, exceto em Martim Francisco

Publicado em 27/02/2023 às 21:34

(Foto: Divulgação)

Como havia prometido no início de janeiro, o Governo Federal, por intermédio no Ministério da Saúde, já encaminhou aos estados, as doses da vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19 e que começam a ser aplicadas a partir desta terça-feira (28).

Para Mogi Mirim, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram destinadas 4.422 doses, que chegaram da DRS (Delegacia Regional de Saúde) de São João da Boa Vista e que já estão sendo distribuídos a todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), exceto Martim Francisco.

Portanto, a partir de amanhã, pessoas acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, além de índios, quilombolas ou ribeirinhos, também a partir de 12 anos, poderão procurar as UBSs para tomar a dose da Pfizer bivalente. Idosos internados em ILPs (Instituições de Longa Permanência) serão vacinados na própria entidade.

De acordo com a enfermeira Daniela Cristina Berg, coordenadora da VE (Vigilância Epidemiológica) a vacinação ocorrerá no horário das 8h00 às 16h00. O Ministério da Saúde, em uma segunda etapa, também deverá imunizar com a bivalente, idosos entre 60 e 69 anos.

Depois será a vez de gestantes e mulheres que deram à luz recentemente. Na quarta e última fase, serão vacinados os profissionais da saúde. Vale destacar que o uso dessa vacina bivalente, fabricada pela Pfizer, já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no final de 2022.

Ela traz duas sublinhagens da variante ômicron e deve ser usada como vacinação de reforço. Além da bivalente, a Secretaria de Saúde mantém a imunização (1ª dose) da covid-19 para crianças a partir de 6 meses, adolescentes (12-17 anos), adultos (18 anos ou mais). Também vai vacinar com a 2ª dose, de acordo com a data agendada na carteirinha.

Crianças a partir de 5 anos, podem receber a 3ª dose (1ª do reforço) desde que tenham intervalo de quatro meses da 2ª dose. Por fim, pessoas acima de 18 anos poderão receber a 4ª dose desde que haja um intervalo de quatro meses da última dose. As vacinações para bebês de 6 meses a 2 anos e 11 meses serão feitas, exclusivamente nas UBSs da Santa Clara, Aterrado e Albejante, para otimizar o uso dos frascos dos imunizantes. É necessário portar o RG, CPF ou cartão SUS. Também é exigido comprovante de endereço e a apresentação do comprovante da vacinação anterior.

Fonte:

Deixe seu comentário