Portal da Cidade Mogi Mirim

Saúde

Prefeitura realiza 379 cirurgias eletivas entre junho e novembro

Os procedimentos operatórios prosseguem e abrangem cinco especialidades: cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, proctologia e urologia

Publicado em 14/12/2021 às 12:58
Atualizado em

Em Mogi Mirim, de junho a novembro, 379 cirurgias eletivas foram realizadas na Santa Casa, o que garantiu melhoria da qualidade de vida para centenas de munícipes. Os procedimentos operatórios prosseguem e abrangem cinco especialidades: cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, proctologia e urologia.

Os dados constam em relatório apresentado nesta sexta-feira (10) pela Secretaria de Saúde. Atualmente, a Prefeitura de Mogi Mirim coordena a gestão do SUS (Serviço Único de Saúde) no hospital, seguindo determinação judicial.

Além da retomada dos procedimentos operatórios, a equipe interventora também adquiriu os insumos e medicamentos necessários para a execução dos trabalhos.

Mas para a conquista das 63 cirurgias mensais, média destes últimos seis meses, a Secretaria de Saúde incluiu a realização de aproximadamente 1.895 exames pré-operatórios.

Com a redução das internações decorrentes do contágio por Covid-19, a Secretaria de Saúde prevê que a realização de procedimentos cirúrgicos retornem a normalidade permitindo ampliar a quantidade de pacientes atendidos.

A retomada das cirurgias eletivas acontece após a suspensão temporária recomendada pelo Ministério da Saúde e válida para todo o país devido a pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Desde 18 de novembro ocorreu grande aumento no número de cirurgias eletivas, especialmente após a Câmara de Vereadores ter antecipado os recursos financeiros do duodécimo.

URGÊNCIA

Mesmo com o aumento no número de cirurgias eletivas efetuadas, a Santa Casa mantém as demais atividades, como as operações de urgência, bem como a realização de partos.

CIRURGIAS ELETIVAS

- Junho: 25

- Julho: 46

- Agosto: 62

- Setembro: 76

- Outubro: 77

- Novembro: 93

Total de procedimentos: 379

ESPECIALIDADES beneficiadas com procedimentos cirúrgicos

- Cirurgia Geral

- Ginecologia

- Ortopedia

- Proctologia

- Urologia

RELAÇÃO de algumas cirurgias realizadas em novembro de 2021

12 cirurgias de hérnia

12 cirurgias ginecológicas

11 retiradas de vesícula

11 cirurgias urológicas

9 cirurgias otorrinolaringológicas

8 cirurgias ortopédicas

8 cirurgias de varizes de membros inferiores

Fonte:

Deixe seu comentário