Portal da Cidade Mogi Mirim

CORONAVÍRUS

Prefeitura inaugura ambulatório para atendimento de síndrome gripal

Objetivo é diminuir a sobrecarga sobre a UPA da Zona Leste, identificando os pacientes com problemas respiratórios agudos

Publicado em 01/04/2020 às 08:21

Casa alugada pela Prefeitura fica próxima à Santa Casa, na rua Monsenhor Nora, nº 166 (Foto: Divulgação)

Nova unidade de saúde tem capacidade para atender até 200 pacientes por dia (Foto: Divulgação)

O prédio foi preparado especialmente para receber o ambulatório (Foto: Divulgação)

Em mais um esforço na luta contra a pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Mogi Mirim inaugurou, na quarta-feira (dia 1º), o ASG (Ambulatório para Síndromes Gripais), cujo atendimento é exclusivo a pacientes que apresentem problemas respiratórios graves, entre eles o Covid-19 (coronavírus). 

O ASG está localizado próximo à Santa Casa, à rua Monsenhor Nora,166, centro e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 19h00. Esse ambulatório opera pelo sistema de “portas abertas”, dando o primeiro atendimento ao paciente e, ao mesmo tempo, fazendo a triagem dos casos.

O objetivo é diminuir a sobrecarga sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), identificando os pacientes com síndromes respiratórias agudas e separando-os dos demais casos de urgência e emergência, que continuam sendo realizados na UPA da Zona Leste.

Segundo a Secretaria de Saúde do Município, o ambulatório tem a função de prestar o primeiro atendimento ao paciente. “Após a triagem, o paciente passará pelo médico e será informado sobre qual procedimento seguir”, explicou o gerente administrativo da Secretaria de Saúde, Leonardo Cunha.

Neste caso, as opções do paciente são a de ficar em quarentena domiciliar, tomando os medicamentos prescritos, ou fazer exames complementares como raio-x, tomografia ou até mesmo a internação na Santa Casa, se necessário. O ASG tem capacidade para atender até 200 pessoas por dia.

DOIS MÉDICOS

Serão dois médicos clínicos, com experiência no atendimento de pacientes com síndromes gripais, além de técnicos e enfermeiros. “É um lugar específico para os pacientes considerados suspeitos”, disse Cunha. No ambulatório os médicos serão orientados a fornecer o medicamento para o paciente, sem a necessidade de ir até a farmácia ou a UBS (Unidade Básica de Saúde).

“Só fica no ASG o paciente com quadro demorado ou grave, que precise de suporte de oxigênio ou internação. Pacientes com sintomas leves serão orientandos a ir para casa”, reforçou a coordenadora do ambulatório, Alessandra Nieri. Ela disse que, caso seja necessário, o novo ambulatório poderá ter seu horário estendido, inclusive aos sábados e domingos.


Fonte:

Deixe seu comentário