Portal da Cidade Mogi Mirim

BOA NOTÍCIA

Prefeito anuncia para maio a implantação do pronto socorro central

Paulo Silva diz que reabertura do PSC corrige um erro do passado, além de beneficiar milhares de munícipes; UPA não será fechada

Publicado em 09/03/2023 às 16:44

Cumprindo uma de suas maiores promessas de campanha, o prefeito Paulo Silva anunciou, na manhã desta quinta-feira (9), a reabertura da antiga Uana (Unidade de Atendimento Não Agendado) da Santa Casa, que a partir de agora, passa a se chamar de PSC( Pronto Socorro Central). A unidade deverá entrar em operação a partir de maio. 

Em cerimônia que reuniu secretários municipais, vereadores, imprensa e munícipes, o prefeito afirmou que essa será uma das obras mais importantes de seu atual mandato.

Para viabilizar o PSC, a Prefeitura pretende investir R$ 10,4 milhões para adaptar o local novamente para a função de pronto atendimento. Para isso, além de verbas específicas, ele pediu à Secretaria Municipal de Finanças que redirecione 99% das sobras orçamentárias à Secretaria de Saúde. 

“Não é só o Pronto-Socorro que será aberto. Também vamos precisar de equipes de enfermagem e médica, além de equipamentos hospitalares”, explicou. Paulo Silva argumentou que uma cidade como Mogi Mirim não pode ter um serviço para urgências e emergências na periferia da cidade. 

“Precisamos que o acesso a esse tipo de atendimento seja facilitado para qualquer morador, seja da Zona Rural ou residentes da área urbana”, complementou. Paulo também fez questão de frisar que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste, hoje administrado pela organização social Iafa (Instituto de Atendimento à Família), não será fechada. 

“Vamos trabalhar com duas equipes iguais, tanto na UPA como no Pronto Socorro Central”, assegurou. A secretária municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, lembrou também que o PSC vai ter a vantagem de estar ao lado da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa, além de equipamentos como ultrassom, tomógrafo, dentre outros. 

Por isso, estamos reformando e ampliando a UTI daquele hospital”, disse. Clara também destacou que o novo pronto socorro, situado na região central, vai diminuir o tempo de resposta aos atendimento executados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou pelas unidades de resgate do Corpo de Bombeiros. “Em se tratando de saúde, cada minuto conta. É a diferença entre a vida ou a morte”, sublinhou. 


UPA/ PSC JUNTOS

Tanto para o prefeito como para secretária de Saúde, não se trata de comodidade, mas de uma necessidade da cidade. A enfermeira Patrícia Santon, coordenadora técnica da Secretaria da Saúde, lembrou que a reabertura do PSC foi uma das metas estabelecidas pelo prefeito com a equipe da secretaria. 

“Agora estamos correndo contra o tempo para inaugurar o PSC até maio”, declarou. O local, aponta Patrícia, além de consultórios, salas de trauma, medicação, curativo, dentre outras, também terá leitos de observação para os pacientes. A reabertura do PSC também foi recebida com bastante entusiasmo pelo presidente da Câmara, Dirceu Paulino. 

Ele elogiou o prefeito por ter cumprido mais esse compromisso com a Saúde e de não ter se furtado frente a esse desafio. “Tenho certeza que a Câmara também vai colaborar para que a Saúde do Município seja cada vez melhor”, externou Dirceu. Paulo Silva, finalizou a cerimônia ao comentar que a reabertura do PSC na região central é a correção de um erro do passado e que irá beneficiar milhares de munícipes. 

Para o prefeito, não resta a menor dúvida de que a implantação do PSC também vai desafogar o atendimento da UPA, hoje de aproximadamente 250 casos por dia. Ele observa que as duas unidades terão a mesma quantidade de profissionais trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Fonte:

Deixe seu comentário