Portal da Cidade Mogi Mirim

SITUAÇÃO GRAVE

Número de casos de dengue quase dobra em uma semana em Mogi Mirim

De 379 casos positivos, doença saltou para 613 casos nesta semana dentro de um universo de 3.258 pacientes notificados e que aguardam resultado dos exames

Publicado em 11/04/2024 às 19:23
Atualizado em

Mogi Mirim enfrenta um aumento expressivo nos casos de dengue, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Mogi Mirim na tarde desta quinta-feira (11). São 3.258 casos notificados e 613 positivos. Há uma semana, a cidade havia 379 casos confirmados.

Os números mais recentes revelam uma escalada preocupante em relação às semanas anteriores. Do total de casos positivos, 89 foram classificados como importados, evidenciando a necessidade de controle não apenas local, mas também em relação às pessoas que viajam para áreas endêmicas.

A análise por faixa etária revela que a população mais afetada pela doença é a compreendida entre os 16 e 59 anos, representando 438 dos casos confirmados. No entanto, é alarmante também o registro de 93 casos em indivíduos com mais de 60 anos, que são considerados mais vulneráveis às complicações da dengue.

Quanto à distribuição por sexo, os dados indicam uma ligeira prevalência de casos no sexo feminino, com 318 casos, em comparação com 295 no sexo masculino.

A distribuição geográfica dos casos também chama a atenção, com maior incidência na zona norte, seguida pelas zonas leste e oeste do município. No entanto, é importante ressaltar que casos foram registrados em todas as regiões, incluindo áreas rurais e casos provenientes de outros municípios.

A ausência de óbitos até o momento é um alívio para as autoridades de saúde, porém, diante do aumento exponencial de casos, medidas preventivas tornam-se ainda mais urgentes.

O aumento significativo de casos desta semana se dá, principalmente, pela classificação clínico-epidemiológica dos casos notificados, onde pacientes que não retornaram para coleta de material para sorologia, mas possuem sintomas compatíveis com a dengue e residem em áreas com casos da doença, são considerados positivos.

Comparando com anos anteriores, os números de casos de dengue em Mogi Mirim têm oscilado, tendo 40 casos em 2021 e 155 casos em 2022. Porém, o ano de 2024 apresenta um aumento considerável em relação ao ano anterior, superando os 115 casos de 2023, sinalizando a necessidade de ações mais efetivas de controle e prevenção por parte das autoridades competentes.

Diante desse cenário preocupante, a Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, bem como na adoção de medidas individuais de proteção, como o uso de repelentes e telas em janelas e portas.


Fonte:

Deixe seu comentário