Portal da Cidade Mogi Mirim

SAÚDE

Mais de mil escorpiões são capturados no cemitério

Durante os três dias da operação, nenhuma pessoa foi picada

Publicado em 22/02/2020 às 04:11
Atualizado em

Durante os três dias da operação, nenhuma pessoa foi picada.

is de 1.000 escorpiões foram capturados entre os dias 17 e 19 de fevereiro no Cemitério da Saudade, na Zona Norte de Mogi Mirim, durante uma busca ativa realizada pela Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental. 

A “caça” aos aracnídeos foi realizada sempre à noite, com o uso de lanternas com luz ultravioleta. Esse tipo de equipamento deixa o corpo do escorpião em evidência, tornando mais fácil sua visualização e captura com pinças. Essa é a primeira ação desse tipo em 2020 e o cemitério foi escolhido por ter a maior proliferação desses animais peçonhentos na cidade.   

As buscas foram realizadas sempre no período da noite, entre 19h00 e 0h00, já que o escorpião é um aracnídeo de hábitos noturnos. Ao todo, foram pegos 1.050 escorpiões. Desse total, 223 animais acabaram sendo mortos e os demais foram encaminhados ao Instituto Butantã, em São Paulo, para o desenvolvimento de soro antiescorpiônico.

Os agentes da Vigilância Ambiental, além das lanternas especiais e pinças de 30 centímetros de cumprimento, também utilizaram trajes com tecido mais grosso, botas e luvas de couro. Durante os três dias da operação, nenhuma pessoa foi picada. 

O escorpião possui toxina venenosa em sua cauda e a recomendação da Secretaria de Saúde é que, em caso de alguém ser picado, a pessoa deve procurar, o mais rápido possível, atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), único local da cidade que disponibiliza o soro antiescorpiônico na cidade. 


Fonte:

Deixe seu comentário