Portal da Cidade Mogi Mirim

FAKENEWS

Governo e prefeituras irão combater notícias falsas em redes sociais

Uma dessas informações diz que gargarejo com água morna “elimina” o vírus causador da Covid-19 (novo coronavírus)

Publicado em 22/03/2020 às 23:06

As pessoas podem colaborar não replicando notícias falsas ou sem comprovação oficial (Foto: Fecomércio-PE)

A Secretaria de Estado da Saúde e as prefeituras estão empenhadas em combater a desinformação sobre o novo coronavírus que vem se proliferando nas redes sociais. As principais fakenews que estão circulando atualmente são as que falam sobre a “cura” do Covid-19 com o medicamento chamado hidroxicloroquina.

Ainda não é possível afirmar que hidroxicloroquina e cloroquina sejam eficazes para tratamento da Covid-19. Além disso, a automedicação não é recomendada em nenhuma hipótese, pois todo e qualquer tratamento deve ser indicado por um médico. Outra informação mentirosa e que viralizou na internet é sobre a “suspensão de aposentadoria dos idosos”.

A notícia, que causou enorme alvoroço, dizia que uma medida provisória do Governo Federal, suspenderia, por tempo indeterminado, a aposentadoria de pessoas acima de 60 anos que saíssem às ruas durante a pandemia de coronavírus. Não há, absolutamente, qualquer tipo de medida nesse sentido.

Para os idosos, a única recomendação das autoridades de saúde, é para que fiquem em casa.

Outra fakenews que, infelizmente, teve enorme repercussão entre os internautas diz respeito ao gargarejo com água morna para eliminar coronavírus. Essa informação é falsa e carece de qualquer comprovação científica.

Aqui mesmo, em Mogi Mirim, muitas informações falsas ou sem comprovação de origem estão circulando nas redes sociais. Mais uma vez as autoridades de saúde pedem que as pessoas não repliquem fakenews e que consultem os canais oficiais da Prefeitura ou Secretaria Municipal de Saúde para se informar.

Vale ressaltar que publicar fakenews agora é crime e pode ser punido com multa e até detenção. Grupos de internautas, autoridades de Saúde e alguns vereadores estão monitorando a internet para identificar as fontes de fakenews. O objetivo é denunciar essas pessoas ao MP (Ministério Público).


Fonte:

Deixe seu comentário