Portal da Cidade Mogi Mirim

SAÚDE

Dia D contra a raiva vacina 8,8 mil cães e gatos

Os números deste ano representam um aumento de 18% se comparado ao Dia D de 2018, quando 7.415 animais foram vacinados

Publicado em 04/09/2019 às 01:58

O Dia D de vacinação gratuita em cães e gatos contra a raiva (antirrábica), realizada no último sábado (31), imunizou 8,8 mil animais. Os números deste ano representam um aumento de 18% se comparado ao Dia D de 2018, quando 7.415 animais foram vacinados. 

Oferecida das 8h às 17h, a vacinação foi aplicada em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Altair Rosa Corsi Costa, Geraldo Alves Pinheiro, Maria Helena Torezan Gomes, Vereadora Terezinha da Silva Oliveira e no Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério Antonio de Souza Franco, a Estação Educação.

Entre as unidades de saúde, escolas municipais e a Estação Educação, foram vacinados 7.210 cães e 1.440 gatos. Outros 150 animais receberam a vacina na sede do BEA (Bem-Estar Animal). Até o momento, entre as zonas urbanas e rural, o município já vacinou 13.109 animais. Na Zona Rural estão imunizados 4.309 animais, em ação iniciada no mês de junho, 3.458 cães e 851 gatos.

A ação de sábado movimentou cerca de 350 pessoas, entre funcionários da Secretaria de Saúde, alunos dos cursos de Enfermagem da Etec (Escola Técnica Estadual) Pedro Ferreira Alves, de Medicina Veterinária da FAJ (Faculdade de Jaguariúna) e atiradores do Tiro de Guerra 02-023.

O local com o maior número de aplicações em cães foi a UBS Antonio Albejante Filho, na Vila Dias, zona Leste da cidade, com 732 vacinas, seguida da UBS da Santa Clara, na Zona Norte da cidade, com 660 e a EMEB Geraldo Pinheiro, também na Zona Leste, responsável por vacinar 555 cães. Em relação aos gatos, o primeiro lugar ficou com a UBS do Jardim Paulista, na Zona Norte, com 133 vacinas, Geraldo Pinheiro, 132 aplicações, e a EMEB Vereadora Terezinha da Silva Oliveira, com 130 vacinas.

Somados cães e gatos, a UBS Antonio Albejante Filho registrou a maior quantidade de aplicações (831), acompanhada da unidade da Santa Clara (757) e da EMEB Geraldo Pinheiro (687).

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) informa que as mais de 13 mil vacinas aplicadas até aqui, de acordo com o número de doses recebidas pela Pasta municipal, simbolizam 87% da cobertura total da cidade.

Vacinas

A Secretaria de Saúde informa que as vacinas estão esgotadas em Mogi Mirim. Desde o início da semana a Pasta busca junto ao Instituto Pasteur, distribuidor das doses fornecidas pelo Ministério da Saúde, mais lotes da vacina contra a raiva. A expectativa é de que o município seja contemplado, mas ainda não existe uma posição oficial acerca da nova leva de imunização.

Sarampo

A vacinação de rotina contra o sarampo também segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria de Educação vem incentivando, junto aos CEMPIs (Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância) para que diretores, coordenadores e professores incentivem os pais a levarem seus filhos, sobretudo entre 6 a 11 meses, até alguma unidade para a aplicação da vacina.

O município registra um caso confirmado, em uma menina de 1 ano e dois meses, moradora do bairro Linda Chaib, e um caso suspeito, em uma mulher, de 45 anos, residente no Distrito de Martim Francisco, que aguarda a chegada do resultado de exame.

Fonte:

Deixe seu comentário