Portal da Cidade Mogi Mirim

Aedes aegypti

Casos de dengue em Mogi Mirim tem aumento preocupante

Total de notificações sobe para 1.747, com 211 casos positivos, enquanto autoridades alertam para a importância do exame sorológico e prevenção

Publicado em 15/03/2024 às 18:30
Atualizado em

(Foto: Internet )

Mogi Mirim enfrenta uma crescente preocupação com o aumento significativo nos casos de dengue, conforme os dados divulgados pelo boletim atualizado da Vigilância em Saúde (VS). De acordo com o boletim, o total de notificações chegou a 1.747, com 211 casos positivos. Destes, 29 foram considerados importados.

Esta marca representa um aumento substancial em comparação com a semana anterior, que registrou 1.387 notificações, 140 casos positivos e 20 importados. A coordenadora da Vigilância em Saúde, a médica veterinária Vivian Delalibera Custódio, explica que o recente aumento nos casos positivos pode ser atribuído ao fato de que muitos pacientes, em fevereiro, consultaram um médico com sintomas de dengue, porém, não retornaram após o sétimo dia para realizar o exame de sorologia, que confirmaria a presença da doença.

Segundo Vivian, após 15 dias, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, se o paciente morar em uma área com casos de dengue e apresentou febre e mais dois sintomas, é considerado um caso positivo da doença, mesmo sem o exame de sorologia, classificado como "caso clínico-epidemiológico".

Vivian ressalta que a maioria desses casos provavelmente são positivos para dengue. Ela também enfatiza que essas pessoas já estão curadas quando entram nas estatísticas. Além disso, a UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses) intensificou as ações de prevenção, realizando nebulizações em vários bairros da cidade desde o dia 1º de março até a presente data, totalizando 464 nebulizações.

Os bairros contemplados foram Jardim Planalto Mirim (Zona Sul), Jardim Copacabana (Zona Leste), Jardim Planalto/Residencial Floresta (Zona Sul) e Vila Oceania (Zona Oeste). É importante ressaltar que, caso o município atinja o número de 300 casos, poderá decretar estado de emergência.


Segue abaixo a atualização dos dados:


Faixa etária dos casos positivos:

Até 5 anos: 06 casos

06 a 15 anos: 26 casos

16 a 59 anos: 146 casos

Mais de 60 anos: 33 casos

Sexo dos casos positivos:

Feminino: 103 casos

Masculino: 108 casos


Zona de residência dos casos positivos:

Norte: 57 casos

Leste: 40 casos

Sul: 15 casos

Central: 31 casos

Oeste: 36 casos

Rural: 03 casos

Outros Municípios: 29 casos

Até o momento, não houve registro de óbitos relacionados à dengue.

Enquanto isso, em Mogi Guaçu, na última semana foram notificados 17 casos de dengue, com 3 casos positivos, 7 negativos e 7 aguardando resultado. Esta diminuição significativa pode ser atribuída a um esforço de prevenção e controle da doença, visto que na semana anterior, foram registradas 325 notificações e 47 casos positivos. 

As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção e da colaboração da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, adotando medidas como eliminação de criadouros e proteção contra picadas.

Fonte:

Deixe seu comentário