Portal da Cidade Mogi Mirim

ELEIÇÕES 2026

Baixa Mogiana chega às urnas com cinco candidatos da própria região

Vinicius Marchese e Joelma Franco disputam vaga na Câmara; Barros Munhoz, Sônia Módena e Natalino concorrem à Alesp

Publicado em 03/10/2026 às 09:17

Os eleitores de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira e demais municípios da Baixa Mogiana chegam ao primeiro turno das Eleições 2026, neste domingo (4), com cinco candidaturas diretamente ligadas à região na disputa por vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

São dois candidatos a deputado federal — Vinicius Marchese (PSD) e Joelma Franco (Novo) — e três a deputado estadual — Barros Munhoz (PSD), Sônia Módena (Podemos) e Natalino Tony Silva (PSDB). Ao longo da campanha, os cinco colocaram demandas regionais entre os temas de suas candidaturas. 

Embora concorram por partidos diferentes e apresentem propostas próprias, saúde, infraestrutura, desenvolvimento econômico e maior articulação política da Baixa Mogiana aparecem entre os assuntos abordados pelos candidatos durante a campanha.

Vinicius Marchese

Nascido em Mogi Guaçu, Vinicius Marchese, de 42 anos, concorre a deputado federal pelo PSD. Engenheiro de telecomunicações, presidiu o Crea-SP e ocupa a presidência do Confea, função da qual está licenciado durante a campanha. 

Marchese defende um planejamento conjunto para os municípios da Baixa Mogiana, com ações nas áreas de saúde, mobilidade, infraestrutura, segurança e desenvolvimento econômico. Entre as propostas apresentadas está o estudo para implantação de um hospital regional.

O candidato também sustenta que a atuação de um deputado não deve se limitar à destinação de emendas, mas envolver a articulação entre municípios e programas mantidos pelos governos estadual e federal. 

Joelma Franco

Também na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados, Joelma Franco, de 48 anos, é candidata pelo Novo. Nascida em Mogi Guaçu, é advogada concursada da Prefeitura de Mogi Mirim, foi eleita vereadora em 2020 e disputou a Prefeitura de Mogi Mirim em 2024. 

Joelma propõe uma atuação integrada entre os municípios para ampliar a captação de recursos federais. Entre as ideias apresentadas durante a campanha estão a manutenção de um gabinete móvel na região e o acompanhamento da aplicação das emendas parlamentares.

Na saúde, defende investimentos nas Santas Casas de Mogi Mirim e Mogi Guaçu. Também cita infraestrutura, educação, segurança e desenvolvimento econômico entre suas prioridades. 

Barros Munhoz

Na disputa estadual, Barros Munhoz (PSD) busca novo mandato na Assembleia Legislativa. Aos 81 anos, está em seu sétimo mandato como deputado estadual e tem sua trajetória política ligada a Itapira.

Durante a campanha, Munhoz apontou saúde e habitação entre as principais demandas dos municípios da região. Em relação a Mogi Mirim, citou a situação financeira da Santa Casa, além da Fatec e de projetos habitacionais.

O deputado também defendeu maior descentralização dos recursos públicos, argumentando que os municípios ainda dependem excessivamente dos governos estadual e federal para realizar investimentos. 

Sônia Módena

Natural de Mogi Mirim, Sônia Módena, de 51 anos, concorre a deputada estadual pelo Podemos. Investigadora da Polícia Civil, colocou saúde e segurança pública entre as principais áreas de sua candidatura. 

Sônia defende a implantação de um hospital regional e de uma estrutura específica para a saúde da mulher, com atenção principalmente à prevenção e ao diagnóstico.

Na segurança, propõe aumento de efetivo, valorização dos policiais e maior integração dos sistemas de monitoramento. A candidata também apresentou propostas relacionadas à causa animal, educação, atendimento a pessoas com deficiência e ampliação do horário de funcionamento das creches. 

Natalino

Vereador de Mogi Guaçu em seu terceiro mandato, Natalino Tony Silva (PSDB) disputa uma vaga de deputado estadual e também coloca a saúde no centro de suas propostas. 

O candidato defende a implantação de um hospital regional e de estruturas destinadas ao atendimento de idosos, crianças e pessoas com autismo. Também propõe levar para outras cidades iniciativas que apresentou em Mogi Guaçu, como projetos de distribuição de medicamentos, material escolar e alimentos.

Na infraestrutura, Natalino defende intervenções para melhorar a mobilidade regional e também criticou a demora na solução para a ponte da Rodovia Nagib Chaib, ligação entre Mogi Mirim e Mogi Guaçu. 

Com as cinco candidaturas, a Baixa Mogiana terá neste domingo opções locais tanto para a Câmara dos Deputados quanto para a Assembleia Legislativa. A definição dependerá da votação obtida por cada candidato e das regras do sistema proporcional.

Fonte: Portal da Cidade Mogi Mirim

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp