Portal da Cidade Mogi Mirim

EDUCAÇÃO

Palestra no Colégio Imaculada aborda o diálogo entre pais e filhos

Doutora em Educação Telma Vinha proferiu para pais e equipe pedagógica uma imperdível palestra sobre desafios da educação, que começa dentro de casa

Publicado em 05/02/2020 às 03:50

Doutora em Educação Telma Vinha proferiu para pais e equipe pedagógica do colégio uma imperdível palestra sobre desafios da educação, que começa dentro de casa (Foto: Divulgação)

O diálogo entre adultos e crianças, entre pais e filhos, é uma preocupação sempre presente no ambiente escolar. Foi com essa preocupação que o Colégio Imaculada Conceição de Mogi Mirim, pertencente à Rede Filhas de Jesus, promoveu na noite de quarta-feira, 29, palestra com o tema “Diálogo Entre o Adulto e a Criança: A Arte da Linguagem”, proferida pela educadora Telma Vinha.

O momento não poderia ter sido mais importante. O ano letivo está começando e os pais puderam receber importante orientação sobre a relação com os filhos em um mundo tão moderno e repleto de distrações que, em muitas vezes, dificulta o relacionamento e o diálogo dentro de um ambiente familiar.


O auditório do Colégio Imaculada ficou lotado para a palestra com Telma Vinha, que é doutora em Educação, professora na Unicamp e integrante do comitê técnico de interdisciplinaridade e evidências do debate educacional. A profissional tem estudos de casos sobre o comportamento da criança perante os pais e os desafios da comunicação.


“A comunicação implica na intenção de quem fala e no significado de quem ouve”, sintetizou Telma, que utiliza a linguagem descritiva para ajudar a melhorar a capacidade de comunicação entre adultos e crianças. A maneira como se fala afeta a vida do outro para melhor ou pior. Muitas vezes, existe a intenção de ajudar, orientar, incentivar, mas o filho sente-se ameaçado, com raiva, incompreendido. Por isso, boas intenções não bastam, pois, a compreensão do outro com relação a mensagem transmitida é oposta à intenção da mensagem enunciada.

A linguagem descritiva, explicou Telma, é uma forma de manter um diálogo, ao invés deste ser interrompido por alguma posição mais dura por parte do adulto perante uma situação de conflito com o filho. “O mais importante é que os adultos precisam estimular um diálogo, dando opção à criança para continuar conversando, ao invés de interromper esse diálogo mediante uma posição mais firme”, explicou.


Para Telma, essa tese se justifica para que a criança se sinta valorizada e importante dentro da estrutura familiar. “Substitua uma fala que pode destruir por algo que possa construir e reforçar um laço”, emendou a palestrante, que reproduziu vídeos que contribuíram para elucidar temas propostos durante a palestra. O público assistiu atentamente os temas abordados e houve ainda a oportunidade para perguntas por parte dos pais e educadores.


PROJETOS PEDAGÓGICOS

A coordenadora pedagógica do ensino fundamental do Colégio Imaculada, Vera de Laurentis, explicou que a palestra ocorreu em uma noite reservada para uma reunião com os pais. “O projeto pedagógico prevê ações de formação educacional, entre família e escola. O que preconizamos é o diálogo, e com tantos recursos tecnológicos que a crianças têm em mãos, sabemos que o diálogo fica mais restrito no ambiente familiar”, explicou Vera.


Por isso, o objetivo do tema palestra: Como melhorar o diálogo entre adultos e crianças. “Queremos favorecer um relacionamento em que os pais consigam compreender melhor seus filhos e que isso se reflita no desempenho também dentro do ambiente escolar”, reforçou Vera.

Essa prerrogativa será uma das vertentes do projeto pedagógico para 2020 do Colégio Imaculada, promovendo eventos, palestras e outras ações visando não só o bem-estar do aluno em sala de aula, como também na convivência com a família e a comunidade.


Fonte:

Deixe seu comentário