Portal da Cidade Mogi Mirim

ESCOLA SEGURA

Educação implanta protocolos de segurança e saúde prevendo volta às aulas

O objetivo é estabelecer regras sanitárias e de distanciamento como medidas de prevenção para o retorno às aulas presenciais

Publicado em 14/07/2020 às 00:00
Atualizado em

Já antecipando uma possível volta às aulas antes do final do ano, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) contratou o programa “Escola Segura” junto a uma empresa especializada na formação e consultoria em saúde e segurança.

O objetivo é estabelecer regras sanitárias e de distanciamento como medidas de prevenção para o retorno às aulas presenciais, após a suspensão em virtude da pandemia do Covid-19. Outra meta do programa é assegurar que todas as unidades educacionais do Município tenham condições físicas e sanitárias para receber os alunos quando da volta do calendário escolar.

Paralelamente a essa iniciativa, a Seduc também está capacitando seus profissionais, por meio de cursos online, principalmente as equipes pedagógicas e gestoras das Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) e Cempis (Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância).

Até mesmo as equipes de apoio, área administrativa e motoristas da Seduc estão sendo capacitadas à nova realidade sanitária. Essa formação compreende na identificação das fragilidades sobre a saúde e segurança nas unidades.

Também estimula os participantes a apresentarem estratégias para facilitar a melhoria dos processos internos e indicadores.

O processo engloba não apenas os protocolos adaptados para a Covid-19, como atendimento a casos suspeitos, ingresso da equipe na escola, triagem e uso de máscaras, mas também as medidas de saúde de uma maneira geral, cartilhas de orientação e ações com equipes e familiares.

Os procedimentos para reabertura das escolas estão divididos em quatro categorias, passando pelo diagnóstico e elaboração de um protocolo operacional padrão, distribuído em adequações ambientais, educacionais, de cuidado e nos relacionamentos interpessoais.

Cada unidade escolar receberá o certificado de reconhecimento, com o respectivo selo. “Essa consultoria mostra a importância de termos, neste momento, apoio técnico para nortear as ações, além de reforçar a parceria e o esforço das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social”, destacou a secretária de Educação, Flávia Rossi.


Fonte:

Deixe seu comentário