Portal da Cidade Mogi Mirim

CRISE NO COMÉRCIO

ACIMM e Prefeitura discutem ampliação de vagas para veículos na 15 de Novembro

Espaço que já passou por revitalização há uma década para ampliação de calçadão, mas que segundo comerciantes, foi determinante para queda do movimento

Publicado em 03/04/2024 às 11:31

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade)

Ao passar pela rua 15 de Novembro, não é nada difícil entender como a crise afetou comerciantes que tentam ganhar a vida na região central. Para muitos deles que estão nessa tradicional via do comércio da cidade, a falta de vagas de estacionamento de veículos tem sido determinante para o afastamento de consumidores e o consequente fechamento de lojas.

Na segunda-feira, 14, durante uma reunião na Câmara, foi apresentada uma proposta para expandir o número de vagas de estacionamento na rua 15. Essa iniciativa surgiu a partir de uma solicitação feita por um grupo de comerciantes locais. Participaram do encontro o presidente da ACIMM (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim), Alexsander Sartori Basílio, e empresários.

Após análise, o secretário municipal de Planejamento Urbano, Luís Henrique Bueno, apresentou uma proposta para aumentar o número de vagas de estacionamento na rua. Após a elaboração de um estudo funcional feito pela Pasta, a primeira proposta apresentada contava com 9 vagas de estacionamento na rua, além de adaptações para cadeirantes e deficientes visuais.

No entanto, durante a reunião realizada entre a ACIMM, a Prefeitura e os comerciantes, foram sugeridas algumas alterações em relação ao plano inicialmente apresentado pelo secretário, especialmente relacionadas ao número de vagas de estacionamento e ao layout do local.

A segunda proposta apresentada conta com 16 vagas de estacionamento, além das adaptações para deficientes já existentes na primeira proposta, como piso tátil e contorno de placa para deficientes.

O projeto só vai ser realizado se tiver unanimidade na aprovação entre todos os comerciantes. Ao todo, são 37 lojas e 4 moradores na rua 15 de Novembro, segundo dados do Sincomercio Mogi Mirim (Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo de Mogi Mirim)

A reformulação tenta restabelecer o que foi a rua 15 de Novembro em décadas passadas, quando possuía calçadas estreitas e vagas de estacionamento em um lado da via. A reformulação ocorreu em governos passados para valorizar a presença do consumidor, mas que, segundo alguns deles, a reforma afastou o consumidor da 15.


Fonte:

Deixe seu comentário