Portal da Cidade Mogi Mirim

MASSA DE AR

Prepare-se: Mogi Mirim deve registrar temperaturas próximas de 0ºC

Uma grande massa de ar se desloca sobre o Brasil, derrubando temperaturas até o próximo final de semana

Publicado em 24/07/2021 às 21:54

Uma grande massa de ar se desloca sobre o Brasil, derrubando temperaturas até o próximo final de semana

A massa de ar que se desloca em direção ao Sudeste deve provocar muito frio e deixar as temperaturas próximas de zero grau em Itapira, Mogi Guaçu e Mogi Mirim nesta semana. Segundo os meteorologistas, semana terá temperatura excepcionalmente baixa, alta probabilidade de neve e perspectiva de dias atipicamente gelados por período mais longo que o habitual.

Esse cenário é provocado pela massa de ar frio de origem polar de grande intensidade e que tem potencial para registrar os dias mais frios deste século, deixando o país num cenário de clima propício a eventos de frio extremo. Para se ter ideia, a massa deve causar frio ainda mais intenso do que as duas quedas bruscas de temperatura registradas neste inverno. Por isso, é bom se preparar.

Que será uma onda de frio intensa não se tem dúvida, mas faltando ainda quatro dias para a sua chegada existem pontos em aberto como sua intensidade definitiva, o alcance do ar gelado no território brasileiro, e a possibilidade de neve, sua extensão e eventual acumulação e quantidade. Estes cenários devem ficar mais claros ao longo deste fim de semana e na segunda-feira com a maior proximidade do evento.

No Sul do Brasil, marcas tão baixas quanto -9ºC a -11ºC são possíveis nas partes mais altas da região neste evento de frio. Em muitos locais, porém não em todos, o frio será mais intenso neste episódio que nas ondas de frio do fim de julho e da semana que está terminando.

A tendência é de mais uma vez se registrar um episódio de geada ampla no Centro-Sul do país, sobretudo na sexta (20), e é alto o risco de geada negra por ação do vento que trará sensações térmicas congelantes e, no caso de áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina até com valores perigosos que podem atingir de -10ºC a -20ºC.

E POR AQUI?

Aqui na região, essa é a previsão de tempo para a semana:

Segunda-Feira – Céu Claro, mínima de 11ºC, máxima de 29ºC

Terça-Feira – Claro, mínima de 12ºC, máxima de 31ºC

Quarta-Feira - Chuva fraca, mínima de 12ºC, máxima de 25ºC

Quinta-Feira - Chuva fraca, mínima de 04ºC, máxima de 19ºC

Sexta-Feira - Sol com muitas nuvens, mínima de 04ºC, máxima de 21ºC

Sábado - Sol com muitas nuvens, mínima de 05ºC, máxima de 23ºC


Fonte:

Deixe seu comentário