Portal da Cidade Mogi Mirim

RECORDE NEGATIVO

Apesar das chuvas, vazão do rio Mogi Guaçu está baixíssima

Mesmo com uma vazão mínima, a capacidade de armazenamento do lago da PCH é de 74,6%, volume considerado excelente

Publicado em 15/10/2020 às 01:23

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva na região chegou 33 mm, o que significa 33 litros de água por metro quadrado. Porém, mesmo com a chuva mais encorpada, que começou na manhã desta quinta-feira (15), a vazão do rio Mogi Guaçu, medida na PCH (Pequena Central Hidrelétrica), na Cachoeira de Cima, foi de apenas 6,8 m3 por segundo.

Esta é um dos mais baixos níveis já registrados na média histórica do rio, superando até mesmo a estiagem de 2014. Porém, mesmo com uma vazão mínima, a capacidade de armazenamento do lago da PCH é de 74,6%, volume considerado excelente, levando-se em conta o longo período de estiagem, que só agora começa a ir embora.

Em razão desse volume de reservação de água na PCH, os serviços de abastecimento de água de Mogi Mirim e Mogi Guaçu não chegaram a emitir alertas sobre possíveis racionamentos. Porém, a ordem é economizar até que as chuvas fiquem mais volumosas e constantes.

E por falar em chuvas, estão previstas mais precipitações para amanhã, sexta-feira (16), com um volume de 6 mm. Já para sábado (17) e domingo (18) há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora. Porém, o maior volume é esperado para a segunda-feira (19), com 25 mm, ou seja, chuva típica de verão.

Fonte:

Deixe seu comentário