Portal da Cidade Mogi Mirim

E A SOLUÇÃO?

Queda do muro da Brinquedoteca completa 5 meses

Sem informar prazos, Prefeitura explica que serviço só não foi executado porque o processo de contratação da empresa responsável está em andamento

Publicado em 22/04/2024 às 08:16

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade)

Quem passa pela rua Marciliano, na esquina da rua Coronel Guedes, observa o antigo Mercado Municipal com aspecto de total abandono por parte do Poder Público. Já se passaram cinco meses que parte do muro da Brinquedoteca "Eugênio Mazon " caiu após fortes chuvas e até agora não foi consertado.

O que se vê é uma área com um monte de terra, entulhos, mato crescendo, tapumes quebrados, com brinquedos jogados - à época caíram com as chuvas e não foram retirados - e uma placa informativa de obras, mas sem obras.

Com este cenário, o aspecto de abandono fica mais evidente na região central, isso porque, o prédio da unidade educacional já está fechado há bastante tempo e na gestão do prefeito Paulo Silva (PDT) não foi utilizado pelos estudantes.


Segundo a Prefeitura, está aberto o processo para a contratação da empresa que deverá realizar as obras no local, porém, não informa detalhes sobre prazos ou valores. No site da Prefeitura, não foi encontrada a divulgação sobre a licitação pública.

Mas, segundo a assessoria de comunicação, será feita a reconstrução do muro, além de novo acesso à Brinquedoteca Municipal, construção de escadas e rampas de acesso, a caixa de contenção das águas de chuva, conforme previsto no projeto da Secretaria de Obras.


O governo municipal anunciou na época, planos para uma reforma estrutural, com um orçamento estimado em R$ 783 mil, financiados por um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. No entanto, pouco progresso foi feito nesse sentido.

O incidente ocorreu em 19 de novembro do ano anterior, quando o muro de sustentação da parte externa da brinquedoteca desabou sobre um carro estacionado na rua. Felizmente, não houve feridos, mas o ocorrido gerou preocupações quanto à segurança estrutural e à negligência na manutenção do espaço.


À época, as autoridades locais, incluindo os bombeiros municipais e a Guarda Civil Municipal, foram acionadas para interditar a área devido ao risco de deslizamento de terra. Foi observado que a estrutura que cedeu apresentava sinais claros de desgaste ao longo do tempo. Com a estrutura poderia estar comprometida, e o acúmulo de chuva, associado aos ventos, poderia ter sido suficiente para causar o colapso. Mas, por sorte, nada de pior aconteceu.

A Brinquedoteca, criada em administrações anteriores, tem sido pouco utilizada durante o atual mandato, gerando críticas pela subutilização do espaço. Há décadas, o prédio já serviu como Mercado Municipal, e seus prédios anexos abrigaram departamentos da Prefeitura na década de 1990, incluindo a sede da associação de clubes de futebol amador e o então Departamento de Esportes, hoje com status de secretaria.


Fonte:

Deixe seu comentário