Portal da Cidade Mogi Mirim

PRESIDENTE

Vinicius Marchese toma posse como presidente do Confea

Vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participaram da solenidade

Publicado em 22/02/2024 às 13:39
Atualizado em

Vinícius Marchese tomou posse na noite desta quarta-feira (21) como presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), em solenidade realizada em Brasília, contando com a presença de engenheiros de todo o Brasil, autoridades, familiares e amigos, além do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.


Também estavam presentes o prefeito de Mogi Guaçu, Rodrigo Falsetti, secretários municipais guaçuanos, como Guilherme de Souza Campos, o diretor da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro, Marinho Vedovello, além de empresários mogimirianos e guaçuanos. O presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mogi Mirim, Tiago Raimundo, também marcou presença.


Marchese é o mais jovem presidente a tomar posse no conselho federal. Eleito com 62,9 mil votos (44,39%) na primeira eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua pela internet, o guaçuano é o 17º presidente do Conselho Federal. Ele assume o mandato 2024-2026 compromissado com a eficiência e a inovação.


Em seu discurso, Marchese expressou gratidão à sua mãe, aos profissionais que o elegeram e ao seu antecessor, Joel Krüger, pela transição pacífica. Comprometeu-se, então, com todos os presentes, incluindo o Plenário do Confea, a entregar um Sistema ainda melhor.

"Reitero aqui o meu compromisso em fornecer um Sistema mais moderno e próximo dos profissionais e da sociedade. É crucial estarmos preparados para receber a nova geração que está por vir. Além de ser um serviço essencial, devemos agregar valor ao profissional. Com o "material humano" que temos aqui vamos trabalhar para entregar um Sistema aprimorado", declarou a liderança que construiu sua carreira com foco em comunicação, desenvolvimento sustentável e economia criativa, defendendo a transformação digital e a mudança cultural para uma gestão eficaz.

O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, destacou sua amizade com Marchese e elogiou o estilo de trabalho dele. “Nesta cerimônia de posse, já podemos observar sua marca distintiva, que é a capacidade de inovar com leveza. No entanto, reconheço que você só considera uma empreitada bem-sucedida após a entrega eficaz do resultado final.”


Ramuth também enfatizou que os projetos do Governo de São Paulo, incluindo concessões, parcerias público-privadas (PPPs) e privatizações, têm impacto direto nas profissões representadas pelo Sistema. “O fortalecimento da classe também é o fortalecimento da nossa gestão. Somos todos interdependentes e é assim com as políticas públicas. Para que possamos construir a cidade, o estado e o país dos nossos sonhos.”

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, por sua vez, relembrou a época em que trabalhou com Mário Covas, que era engenheiro, e ressaltou a objetividade, o foco, a disciplina, características desses profissionais. Alckmin apontou que atualmente o mundo enfrenta três grandes debates: segurança alimentar, segurança energética e clima, assuntos diretamente relacionados às profissões do Sistema.

“Hoje somos o grande celeiro do mundo, lideramos as exportações tanto de proteína animal quanto vegetal, e devemos muito isso à agronomia. O mundo vai ter de descarbonizar e existem várias rotas tecnológicas, uma delas são os biocombustíveis, assunto diretamente ligado às profissões. Vamos precisar da engenharia para neoindustrialização”, disse referindo-se ao programa lançado recentemente pelo Governo Federal. “O Brasil precisa muito dos engenheiros e o Sistema Confea/Crea representa a organização da sociedade civil”, finalizou Alckmin.

Reconhecimento

A trajetória do engenheiro de telecomunicações no Crea de São Paulo foi o destaque do vídeo de homenagem exibido na cerimônia. As lideranças do Regional reconheceram a capacidade de Marchese em desburocratizar os serviços prestados e aproximar os profissionais do Sistema, sempre protagonizado uma liderança nata.


“Os sete anos de Vinicius Marchese à frente do Crea foram fundamentais para toda mudança que a gente tem hoje”, afirmou a atual dirigente do Crea-SP, eng. civ. Ligia Mackey, que foi vice-presidente da instituição em 2022 e assumiu a liderança por um período de seis meses, quando Marchese esteve licenciado para disputar as eleições do Conselho Federal.

Tendo sido cofundador do Crea Jovem, aos 23 anos, diretor administrativo por dois mandatos e conselheiro do Crea-SP, entre 2009 e 2014, Marchese foi eleito em 2016 como presidente mais jovem do regional, aos 32 anos, e reeleito em 2021. Para demonstrar como a figura dele entusiasma as novas gerações, o coordenador nacional do Crea Jr, Varner Reis, falou em nome de milhares de jovens que acreditam que os próximos anos serão de inovação e progresso.

“Vinicius não apenas nos inspira pelo seu exemplo, mas também nos desafia a alcançar novos patamares de excelência e dedicação. Sua liderança será um farol para orientar nossas respostas coletivas na busca por soluções inovadoras sustentáveis para os desafios que enfrentamos”, salientou o estudante de engenharia cartográfica e de agrimensura na Universidade Federal do Piauí, firmando parceria com o novo presidente. “Estamos ansiosos para embarcar nesta jornada de inovação e excelência ao seu lado rumo a um futuro brilhante do Confea”.

A habilidade para modernizar também foi reconhecida pela coordenadora do Colégio de Presidentes de Creas, eng. civ. Rosa Tenório. “Transformar sempre foi sua vocação, Vinicius, com a interiorização do Crea-SP e os novos espaços colaborativos implantados, por exemplo”, resgatou a presidente do Crea-AL, ao reafirmar a esperança no trabalho do gestor. “Temos a certeza de que teremos muitas entregas para os nossos mais de 1 milhão de profissionais do Brasil. Conte conosco”, acrescentou a representante dos 27 Conselhos Regionais.

Ao entregar o termo de posse para Marchese, o presidente dos dois mandatos anteriores do Confea (2018-2023), eng. civ. Joel Krüger, recomendou que o Confea siga acompanhando as mudanças da sociedade. “É isso que eu peço a você: velocidade, inovação, discussão de políticas públicas, articulação com o governo, o congresso nacional e, principalmente, com as lideranças do Sistema profissional”, pontuou o atual conselheiro federal, representante das Instituições de Ensino Superior da modalidade engenharia.





Fonte:

Deixe seu comentário