Portal da Cidade Mogi Mirim

REDE DE APOIO

Bem-Estar Animal promove campanha de cuidados e conscientização no município

Atuando sob a alçada da Secretaria de Meio Ambiente, o BEA oferece serviços essenciais para proteger e cuidar dos animais domésticos

Publicado em 05/04/2024 às 08:06

Localizado na Rua Joaquim Dias Guerreiro, 111, no Mirante, o Bem-Estar Animal (BEA) é mais que um abrigo, é um farol de cuidado e apoio para os animais necessitados e uma fonte de orientação para aqueles que desejam adotar, proteger e zelar por seus animais de estimação. Ligado à Secretaria de Meio Ambiente, o BEA empenha-se em assegurar o bem-estar dos animais domésticos.

O órgão oferece uma gama de serviços essenciais à comunidade. Atualmente, o BEA conta com uma equipe de 12 pessoas e abriga 70 cães e 60 gatos, todos aguardando por um lar responsável.

Suzeli Soares dos Santos, de 39 anos é a gerente do BEA e explica um pouco sobre o funcionamento do local. “O Bem-Estar Animal opera fornecendo atendimento aos moradores da região. Qualquer pessoa pode dirigir-se ao local para solicitar e realizar inscrição para cirurgias de seus animais. No momento, o BEA atende aproximadamente 300 pessoas mensalmente na parte clínica e realiza cerca de 200 cirurgias por mês.”

Entre os serviços oferecidos, destacam-se as castrações, priorizando fêmeas e animais comunitários, errantes e em lares provisórios, bem como animais de famílias em situação de vulnerabilidade social comprovada. Além disso, o BEA promove feiras de adoção responsável, campanhas de conscientização sobre posse responsável, maus-tratos, abandono e cuidados essenciais, incluindo vacinação e prevenção de doenças.

Entretanto, é importante ressaltar que o Bem-Estar Animal não recebe animais saudáveis com proprietários definidos. Abandono e maus-tratos são crimes que devem ser denunciados para garantir a justiça e o cuidado adequado aos animais.

Além dos serviços convencionais, o BEA realiza um procedimento que é a “Chipagem”, que consiste em inserir um chip de identificação na coleira do animal, contendo um QR code. Isso possibilita a localização do dono em caso de perda ou abandono do animal, através do escaneamento do QR code pelo celular.

O BEA também está envolvido no projeto "Veterinário no Bairro", que visa atender animais em bairros de Mogi Mirim, proporcionando atendimento clínico necessário para contribuir com a saúde e o bem-estar desses animais. O projeto já visitou três bairros: Assentamento Vergel, Jardim Planalto e Piteiras.

"Nós realizamos visitas nos bairros, oferecendo atendimento clínico, vacinação e cadastramento para castração. A partir dessas interações, avaliamos as necessidades específicas de cada localidade. Estamos planejando a realização de mutirões nos outros bairros, possivelmente ainda este ano ou no próximo, porém, esse tipo de iniciativa requer aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), o que pode ser um processo complexo. No entanto, estamos em constante estudo e avaliação dessa possibilidade, especialmente em áreas mais afastadas e rurais”, explica Suzeli.

O horário de funcionamento do BEA é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00, estando pronto para estender a mão a quem precisa.

Fonte:

Deixe seu comentário