Portal da Cidade Mogi Mirim

EMBATE POLÍTICO

Vice-prefeita critica serviços SUS após ser dispensada da Santa Casa

Maria Alice Mostardinha foi convocada pelos vereadores para falar sobre desligamento do hospital; OUTRO LADO: Prefeitura e Santa Casa não se manifestam

Publicado em 24/05/2024 às 16:51
Atualizado em

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade Mogi Mirim)

O desligamento da médica ginecologista e obstetra Maria Alice Mostardinha da empresa que presta serviços na Santa Casa de Mogi Mirim foi motivo suficiente para garantir amplo debate durante a sessão da Câmara de segunda-feira (20). Maria Alice, que é vice-prefeita e rompeu relação política com o prefeito Paulo Silva (PDT), não economizou críticas à empresa que está responsável pela gestão administrativa do hospital com o aval do atual governo, responsável pela intervenção. A Doctor Medical assumiu os serviços, recentemente.

O motivo da cisão de Maria Alice com o atual governo foi a falta de espaço para exercer a função além de vice-prefeita. Na noite de segunda-feira, Maria Alice atendeu a uma convocação dos vereadores Orivaldo Aparecido Magalhães, o Magalhães da Potencial, e Joelma Franco da Cunha, e falou sobre sua demissão da Santa Casa depois que a nova empresa assumiu os serviços no hospital e decidiu revisar diversos contratos, resultando na substituição de médicos, enfermeiros e outros funcionários.

Em abril, o Portal da Cidade Mogi Mirim revelou que a nova gestão da Santa Casa causou manifestações sobre algumas demissões. Os profissionais possuem contratos jurídicos e Maria Alice está na lista dos dispensados.

Ela disse que não reconhece a demissão porque nem recebeu aviso prévio e só soube da decisão da Medical por meio uma mensagem recebida via WhattsApp.

Para a vice-prefeita, a motivação do desligamento é questão política, pois está rompida com a administração municipal e, recentemente, filiou-se ao Republicanos e declarou apoio à pré-candidatura a prefeito do empresário. No discurso, ela não citou o nome do prefeito quando abordou o assunto sobre política.

Além disso, segundo Maria Alice, os serviços da Doctor Medical não atendem a população. “O trabalho mudou para pior com esta empresa, com a desculpa de reduzir gastos. Reduziu os profissionais médicos, reduziu salários, querem reduzir tudo. Quem está perdendo é a população, nós tínhamos bons coordenadores que foram demitidos por eles”, disparou Maria Alice.

A empresa Doctor Medical começou a atuar na Santa Casa, há pouco tempo e está sob intervenção da Prefeitura. Maria Alice disse ainda que houve redução no número de médicos e há falta de instrumentadores - profissionais que auxiliar nas cirurgias - e, de acordo com ela, a situação afeta a rotina da Santa Casa.

“Todos os outros funcionários demitidos passaram por isso, e os que ainda estão, tem medo desse grupo. Tanto que tem alguns que vão sair, e a Santa Casa ficará com apenas dois plantonistas, e quem mais vai ser prejudicado com isso é a própria população", denunciou a vice-prefeita, médica.

Por enquanto, não foram apresentadas denúncias formais que demonstrem prejuízos com o atendimento prestado na Santa Casa, em virtude das possíveis falhas indicadas por Maria Alice.

A reportagem do Portal da Cidade buscou uma posição da empresa, por meio do administrador da Santa Casa, Daniel Frugoli, mas, no entanto, ele informou que a assessoria da Prefeitura daria uma posição, o que não aconteceu.

O chefe de Gabinete da Prefeitura, Mauro Nunes, nomeado como interventor do hospital, foi procurado e optou pelo silêncio. Disse que só deverá se pronunciar na Câmara, mesmo lugar usado pela vice-prefeita para apresentar as denúncias. Se omitiu ao prestar esclarecimentos à reportagem.

Ocorre que Mauro Nunes foi convocado pelos vereadores para comparecer em audiência pública no próximo dia 13 de junho. Porém, o tema deste encontro não será Santa Casa, mas sim, prestação de serviços da Avante em Mogi Mirim, empresa que administra outros equipamentos de saúde da cidade.

A assessoria de imprensa foi procurada e não se manifestou.


Fonte:

Deixe seu comentário