Portal da Cidade Mogi Mirim

FIQUE ATENTO

Vacinação contra a gripe influenza começa nesta semana em todas as UBSs

Crianças a partir de 6 meses, idosos de 60 anos ou mais, portadores de deficiência são alguns dos grupos prioritários

Publicado em 23/03/2024 às 06:57
Atualizado em

A Secretaria da Saúde de Mogi Mirim inicia segunda-feira (25) a vacinação da gripe (Influenza/H1N1), para os grupos prioritários, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 8h00 às 16h00.

Nesta primeira etapa, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde e indivíduos com 60 anos ou mais de idade.

Também será priorizada a vacinação de professores, pessoas portadoras de doenças crônicas, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas, assim como caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbanos.

Está previsto ainda doses para a cobertura vacinal de funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua. De acordo com a Secretaria da Saúde, a meta em Mogi Mirim e vacinar 38 mil pessoas, ou seja, mais de 90% do público-alvo.

A vacinação tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo. A vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus.

Ela também reduz o agravamento da doença, as internações, o número de óbitos, além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Vale a pena lembrar que os sintomas da gripe influenza podem ser confundidos com os da covid-19.

A Secretaria da Saúde enfatiza ainda que tanto a gripe quanto a covid continuam sendo ameaças à saúde pública, especialmente para as pessoas não imunizadas. Sendo assim, recomenda-se aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a influenza para atualizar a situação vacinal para essas doenças.


Fonte:

Deixe seu comentário