HEMODIÁLISE
Prefeitura assina contrato para a compra de 38 novas máquinas
Setor da Santa Casa atende mais de 20 mil pessoas por ano e, recentemente, passou por uma ampla reforma
Publicado em
24/06/2026 às 10:20
Atualizado em
O secretário municipal da Saúde, Mauro Nunes Júnior, anunciou, na manhã desta quarta-feira (24), a assinatura do contrato com a agência Desenvolve SP — instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado — para a compra de 38 máquinas destinadas ao setor de hemodiálise da Santa Casa de Mogi Mirim.
Os novos equipamentos serão instalados em 35 estações de diálise do hospital, enquanto outros três serão utilizados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulta e como reserva técnica. Os investimentos totalizam mais de R$ 2,6 milhões. Antes da aquisição das novas máquinas, a Prefeitura já havia investido R$ 1,7 milhão na reforma completa da ala de hemodiálise.
A articulação para obter esses recursos ocorreu por meio do prefeito Paulo Silva, do secretário da Saúde, da vice-prefeita Maria Helena Scudeler de Barros e do deputado estadual Barros Munhoz. Eles reivindicaram a verba junto ao diretor-presidente da Desenvolve SP, Ricardo Brito, que prontamente atendeu à demanda por se tratar de um setor de referência na saúde regional.
Mauro agradeceu ao prefeito Paulo Silva, a Ricardo Brito, Maria Helena e Barros Munhoz, além dos vereadores João Victor Gasparini, Éverton Bombarda e Mara Choquetta pela ajuda no Legislativo. O financiamento prevê 12 meses de carência e outros 108 meses para quitação, com juros baixos.
A ala de hemodiálise da Santa Casa possui uma área de 700 m² e conta com recepção ampliada, consultórios, salas de emergência e de isolamento, além de triagem, entre outras melhorias. Além da modernização dos sistemas elétrico e hidráulico, o ambiente é climatizado. Por mês, o setor realiza mais de 1,7 mil diálises, totalizando cerca de 20,4 mil atendimentos por ano.

Fonte: Secretaria de Saúde
Notícias relacionadas
Saúde promove mais uma grande vacinação contra a influenza no sábado
23/06/2026 às 14:03
Mulheres se passam por agentes de saúde em tentativa de golpe em Mogi Mirim
23/06/2026 às 11:02
Deputado Carlos Sampaio destina quase R$ 300 mil à Santa Casa e Samu
22/06/2026 às 14:49
UBSs da Santa Clara e Martim Francisco passarão a atender até as 21h00
18/06/2026 às 11:43
Saúde promove curso sobre colonoscopia de alta suspeição
17/06/2026 às 14:10
Frio pode intensificar dores em pessoas com fibromialgia; veja cuidados
16/06/2026 às 11:58