Portal da Cidade Mogi Mirim

QUEIMADAS URBANAS

Aumento de incêndios em áreas urbanas preocupa bombeiros

Prefeitura pode multar dono de áreas onde ocorreram as queimadas; crime ambiental

Publicado em 14/09/2021 às 14:58

Apesar dos apelos do Corpo de Bombeiros, os incêndios criminosos em terrenos localizados na área urbana de cidade continuam aumentando. Atualmente a maioria das ocorrências atendidas pelos bombeiros é referente a queimadas. As altas temperaturas e o mato seco também contribuem para agravar o problema.

Na manhã desta terça-feira, por volta das 10h00, um incêndio atingiu boa parte de uma área verde situada entre as rua José Antônio de Andrade Júnior, no Parque da Imprensa e a rua Antônio Longatto, no Jardim Nova Santa Cruz, ambas na Zona Oeste da cidade.

Além de uma área de vegetação rasteira, o fogo, com grandes labaredas, também atingiu moitas de bambus e árvores maiores. O Corpo de Bombeiros utilizou mais de quatro mil litros de água pára controlar as chamas. A ação rápida deles evitou que as chamas atingissem uma casa localizada no local.

Como as queimadas raramente ocorrem de forma espontânea, este incêndio de hoje também é mais um que, provavelmente, foi ocasionada pela ação humana. A pratica de qualquer atividade que cause poluição ao meio ambiente e danos à saúde humana, como queimadas em lixo, matas e lotes, pode causar prisão já que se trata de crime ambiental.

Em Mogi Mirim, queimadas no perímetro urbano, é passivo de punição prevista pela lei 5223/2011, que veda o uso do fogo na limpeza de imóveis abertos, fechados total ou parcialmente. Caso for constatada a prática, sendo provocada ou não pelo proprietário do terreno, a Prefeitura pode aplicar uma multa de R$ 2,28 por metro quadrado onde ocorreu a queimada.


Fonte:

Deixe seu comentário