Portal da Cidade Mogi Mirim

GESTÃO ESCOLAR

Verbas do Pafe garantem manutenção de escolas municipais

Recursos são geridos pelos gestores das próprias escolas e são destinados à manutenção, conservação e reparos

Publicado em 15/06/2020 às 21:24

O uso do Pafe (Programa de Apoio Financeiro Escolar) está garantindo diversas melhorias em escolas da rede municipal de ensino. Criado em 2017, esse recurso, gerido pelas unidades escolares, é destinado à cobertura de pequenas despesas para a garantia de funcionamento, manutenção, conservação e reparos, assim como a aquisição de material de consumo.

O Pafe cobre desde as Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) até os Cempis (Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância). O objetivo da criação desse mecanismo é propiciar mais liberdade aos gestores das escolas, no que tange à melhoria na estrutura e no bem-estar de alunos, equipes gestoras e de apoio ligadas à Secretaria Municipal de Educação.

Mesmo durante a pandemia, a aplicação dos recursos não parou. Na creche do bairro Sehac, na Zona Leste, por exemplo, foram instaladas telas acima dos solários dos berçários I e II, espaço onde as crianças utilizam para relaxamento, brincadeiras e banho de sol.

O desalojamento de pombas que permaneciam no local também propiciou mais higiene às crianças e funcionários. Também foram reparadas as clarabóias para permitir a entrada de luz e passagem da ventilação. Já na creche do Parque das Laranjeiras foi instalado um toldo na entrada da unidade e de uma cobertura na escada de acesso às salas de aula do maternal I e II.

LINDA CHAIB

Os brinquedos no parque infantil foram recuperados, com nova pintura, eliminação de ferrugens, troca de rolamento e chumbamento dos brinquedos ao solo. Também na creche do Linda Chaib, verbas do Pafe garantiram a pintura de todo o pátio e a instalação de grades de ferro no refeitório e na cozinha. Por último, na Emeb do Sehac o playground passou por uma reforma completa.

A escola também ganhou um novo forro de PVC, assim como obras de reparo nos vitrôs, troca de vidros quebrados, manutenção na parte elétrica, limpeza e manutenção dos ventiladores e substituição e instalação de em pontos antes sem iluminação.

A parte hidráulica recebeu reparos, assim como calhas espalhadas pela unidade. Ainda estão previstas a retirada de filtros antigos dos bebedouros e colocação de novos equipamentos, além de compra de materiais elétricos e substituição de cabeamentos, antes deteriorados. Oito portas de madeira de salas de aula foram substituídas. Essa escola atende 500 alunos do 1º ao 5º ano.


Fonte:

Deixe seu comentário