Portal da Cidade Mogi Mirim

EM FEVEREIRO

ETECs da região se preparam para retorno das aulas presenciais

Em Mogi Mirim, volta está agendada para o dia 3; em Mogi Guaçu, retomada depende de autorização da Secretaria de Educação

Publicado em 21/01/2021 às 03:27

Seguindo a determinação de volta às aulas presenciais do Governo do Estado, as ETECs (Escola Técnica Estadual) Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim; e Euro Albino de Souza, de Mogi Guaçu, já estão se preparando para a retomada das atividades. A princípio, o ano letivo nas duas instituições começa no dia 3 de fevereiro, porém em formatos diferentes. Em Mogi Mirim, já com os alunos em sala de aula; no Guaçu, ainda com o ensino remoto.

Na ETEC mogimiriana, a rotina de atividades será retomada no dia 3 de fevereiro com a presença dos alunos. O Plano São Paulo prevê essa volta, independente da faixa. O que muda, no entanto, é o percentual de alunos em sala de aula, sendo até 35% para as fases vermelha ou laranja, e até 70% para a fase amarela. Quem não estiver na sala de aula, terão aulas online em casa.

O diretor André Luiz dos Santos disse que suas equipes já estão montando as escalas de alunos, seguindo os protocolos de segurança aprovados e liberados pelo Centro de Paula Souza, da qual a instituição é subordinada. “Estamos montando um plano de retomada de modo a garantir que os alunos fiquem seguros dentro da nossa escola”, destacou.

De acordo com o diretor, haverá aferição de temperatura dos alunos na entrada, orientações para que se dirijam à sala de aula e evitem aglomerações no páteo, obrigação de uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel por todas as dependências, e instalação de tapetes higienizantes na entrada de todos os blocos. Também para evitar aglomerações, serão adotados horários de intervalos distintos.

A prioridade de retorno na primeira semana de aula são os que estarão ingressando na ETEC. “´É fazer o acolhimento dos novos alunos”, comentou. Depois, numa segunda etapa, serão retomadas as atividades presenciais dos alunos que estão no último módulo dos cursos técnicos e que irão se formar neste ano.

Enquadram nessa relação também os alunos do curso de técnico em enfermagem, que não conseguiram se formar no ano passado. “Eles voltam agora para cumprir a carga horária do estágio, que não puderam fazer em 2020, e se formarem”, frisou.

André enfatizou que o retorno será obrigatório. A exceção fica para os alunos que se enquadram nos grupos de risco. Neste caso, os pais terão que apresentam um laudo médico, atestando o perigo que os filhos nessas condições correm se voltarem ao convívio escolar. Para esse público, o ensino continuará sendo disponibilizado na plataforma de aula online. O ensino remoto também será extensivo para os professores dos grupos de risco.

Em Mogi Guaçu, a ETEC também já trabalha com a previsão de retorno, seguindo todos os protocolos de segurança em seu plano de volta às aulas. O diretor Gustavo Brandão disse que a unidade já tem o parecer favorável para a reabertura presencial do Conselho Estadual de Educação, mas depende da posição da Secretaria Municipal de Educação.

“Todas as ETECs estão trabalhando com um memorando interno com base nos protocolos previstos no Plano São Paulo. É preciso seguir esses protocolos de espaçamento e distanciamento de alunos e carteiras, higienização dos ambientes, aferição de temperatura, álcool em gel por toda a unidade e uso individual de garrafas de água”, comentou.

Seguindo o que prevê o Plano São Paulo, a escola montará as escalas de alunos para os percentuais das fases vermelha e laranja (até 35%), fase amarela (até 70%) e fases verde e azul (100%). Isso será feita após o retorno dos professores, previsto para o dia 1º. Por isso, na primeira semana de fevereiro, as aulas serão retomadas ainda no formato online.

O objetivo é que as equipes de professores e de coordenação tenham tempo para a elaboração do cronograma de atividades presenciais, que deve ocorrer a partir de 10 de fevereiro. No entanto, essa retomada vai depender da posição da secretaria municipal de Educação.

“É um condicionante. Se não houver a liberação, não retomaremos as aulas presenciais e seguiremos com as aulas remotas”, adiantou o diretor. Se houver a liberação, deve ser resguardado que todas as turmas tenham, no mínimo, 1/3 das aulas presenciais.

Nesse retorno, a prioridades serão os alunos com aulas práticas do ultimo ano e irão se formar em 2021. Depois, serão os alunos iniciantes e os intermediários, sempre com retorno nas aulas práticas. E por fim, das aulas teóricas, começando pelos formandos e finalizando com os intermediários e novos.


Fonte:

Deixe seu comentário