Portal da Cidade Mogi Mirim

Lucas Lopes

Vítima encontrada morta em Mogi Mirim era advogado e professor da USP

Lucas Silva Lopes, de 30 anos, estava desaparecido desde sábado (1º); corpo apresentava sinais de violência e Polícia Civil investiga o caso

Publicado em 03/08/2026 às 19:13
Atualizado em

(Foto: Divulgação rede social )

Advogado, professor e pesquisador. Lucas Silva Lopes, de 30 anos, PcD, foi identificado como a vítima encontrada morta na manhã do último domingo (2), em uma estrada de terra no Distrito Industrial Luiz Torrani, em Mogi Mirim. O corpo apresentava sinais de violência e a Polícia Civil investiga as circunstâncias, a autoria e a motivação do crime. Confira mais informações, clicando aqui.

Lucas estava desaparecido desde a noite de sábado (1º), quando saiu do condomínio onde morava, em Campinas, por volta das 23h00.

Natural de Campinas, viveu grande parte da vida em Hortolândia e, há cerca de um ano, havia retornado para sua cidade natal onde morava em um apartamento na Vila Industrial.

Também na manhã de domingo, um Chevrolet Tracker de sua propriedade foi localizado completamente incendiado à Rua Benedito Aparecido Colombo, Parque Real II, a poucos quilômetros de onde o corpo foi encontrado.

Segundo informações da Polícia Civil, nesta segunda-feira (3), familiares registraram um boletim de ocorrência comunicando oficialmente o desaparecimento do advogado.

Lucas Lopes era graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando na mesma área pela Faculdade de Direito da USP.

Segundo informações dem uma rede social profissional, durante sua trajetória acadêmica, desenvolveu pesquisas na área de Cooperação Jurídica Internacional em Direitos Humanos, trabalho reconhecido com menção honrosa pela universidade.

Na carreira profissional, atuava como especialista jurídico na Ambev, em Jaguariúna, e também lecionava na Universidade de São Paulo. Ao longo da carreira, teve passagens pelo setor jurídico de grandes empresas, como Ambev e BYD Brasil, além de órgãos do Poder Judiciário, entre eles o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Diagnosticado com paralisia cerebral, Lucas transformou sua própria vivência em uma importante bandeira de atuação. Dedicava seus estudos, pesquisas e produção de conteúdo à promoção da acessibilidade, da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência.

Lucas também foi paciente e diretor-secretário da Casa da Criança Paralítica de Campinas, integrando a diretoria da instituição entre 2023 e o início de 2026.

Investigação

A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias do crime com características de homicídio. Até o momento, a autoria e a motivação do crime não foram divulgadas. O veículo incendiado encontrado nas proximidades do local onde o corpo foi localizado será periciado e faz parte das diligências para esclarecer a dinâmica do caso.

Fonte: Portal da Cidade Mogi Mirim

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp