Portal da Cidade Mogi Mirim

De Itapira

Piloto morto em queda de avião em Mogi Mirim era engenheiro e atuava em escola de aviação

Ele integrava a equipe da escola havia cerca de dois anos, exercendo a função de gestor de segurança operacional

Publicado em 30/07/2026 às 09:12
Atualizado em

(Foto: Rede social)

Leonardo Bezerra Pinheiro, de 25 anos, foi identificado como o piloto que morreu na tarde desta quarta-feira (29) após a queda de uma aeronave em uma área rural de Mogi Mirim. Morador de Itapira, ele era engenheiro, piloto comercial e trabalhava na escola de aviação Sport Pilot, sediada no Aeroporto Municipal, nas proximidades do local onde ocorreu o acidente.

Leonardo integrava a equipe da escola havia cerca de dois anos, exercendo a função de gestor de segurança operacional. Segundo o proprietário da Sport Pilot, Gerson Martinez, ele decolou da pista do aeroclube para realizar um voo local.

De acordo com o proprietário da escola, pouco antes da decolagem, por volta das 16h00, a aeronave recebeu um abastecimento com uma quantidade de combustível superior à normalmente utilizada para esse tipo de operação. Segundo ele, a medida pode ter sido adotada como precaução diante das condições climáticas, garantindo maior autonomia em caso de necessidade de arremeter ou alternar para outro aeroporto. Ele ressaltou, porém, que ainda não é possível estabelecer qualquer relação entre esse fator e o acidente.

Testemunhas relataram que, logo após a decolagem, a aeronave perdeu estabilidade, entrou em uma atitude anormal e caiu às margens da Rodovia Luiz Gonzaga de Amoedo Campos. Com o impacto, o avião foi consumido pelo fogo, e o piloto morreu no local.

Nas redes sociais, Leonardo demonstrava sua paixão pela aviação. Sua foto de perfil o mostra na cabine de comando de uma aeronave, enquanto a imagem de capa, publicada em 2017, retratava profissionais realizando manutenção em um avião, evidenciando um interesse pela atividade desde antes de iniciar a carreira. 

Segundo a Sport Pilot, tanto o piloto quanto a aeronave estavam com a documentação regular e habilitados para voo. A escola informou que prestará total colaboração às investigações.

O acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Dados da Defesa Civil apontam que Mogi Mirim registrava rajadas de vento de até 60,5 km/h no horário aproximado da queda. Até o momento, no entanto, não há confirmação de que as condições meteorológicas tenham contribuído para o acidente.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência, que será investigada para apurar as causas do acidente.

Fonte: Portal da Cidade Mogi Mirim

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp