Portal da Cidade Mogi Mirim

Em prol das GCMs

Mogi Mirim ganha espaço e voz no debate da Marcha Azul Marinho, em Brasília

O secretário de segurança pública teve a oportunidade de apresentar o trabalho dos Guardas de Mogi Mirim no debate da Câmara Federal

Publicado em 14/07/2022 às 16:39
Atualizado em

(Foto: Reprodução vídeo)

Mogi Mirim conquistou espaço e voz no debate nacional em prol das GCMs (Guardas Civis Municipais), na XVII Marcha Azul Marinho, realizada no Congresso Nacional. em Brasília. O evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 13.

O secretário municipal de segurança pública, Luiz Carlos Pinto foi convidado a discursar durante o Seminário Nacional das Guardas Municipais e Segurança Pública em parceria com a CLP – Comissão de Legislação Participativa -, para debater o tema: Violência requer prevenção, Guardas Municipais, Já!

"Não podia ter viajado 12 horas e ir embora sem vir aqui e falar para vocês que isso aqui (Marcha) é muito importante, só assim seremos reconhecidos. Como guarda de carreira há 29 anos eu vi muitas vezes a guarda da minha cidade e de outras ser massacrada por pessoas, não GCMs, que vinham para ser nossos comandantes e aí a gente não andava. Só depois que a nossa cidade fechou que quem toma conta de guarda municipal é guarda municipal, nós começamos a andar. Eu vim trazer para vocês, com muito orgulho, que há um ano e meio à frente da secretaria de segurança de Mogi Mirim, tivemos investimentos de mais de R$ 6 milhões na nossa Guarda Municipal", discursou Luiz Carlos.

Na manifestação nacional em prol das GCMs, Mogi Mirim também esteve representada pelo comandante da GCM, Leandro Correa, o coordenador de Defesa, Josemar Moreira e GCMF Márcia Zerbinatti.

A Marcha Azul Marinho teve o objetivo de unir a categoria, reivindicar projetos e políticas públicas e apresentar ao País, informações sobre a Polícia Municipal na Segurança Pública, municipalizada, através das Guardas Civis Municipais, que realizam diariamente o policiamento preventivo local, de forma comunitária, originalmente.

A Marcha Azul Marinho é uma manifestação de cunho Social, Cultural e Científico” e promove seminários, fóruns, congressos, encontros e ou, em uma audiência pública.

No último final de semana, Mogi Mirim realizou o 1º Congresso e Encontro K9 e recebeu a participação do Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e idealizador da Marcha Azul Marinho, presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida, Maurício Naval, que se comprometeu a tentar dar voz aos GCMs mogimirianos.

A MARCHA

A Marcha Azul Marinho é uma mobilização nacional já se tornou uma tradição e conta com apoio da sociedade em geral, Confederações, Sindicatos, Federações, Associações, ONGs, Grêmios, Parlamentares, Empresários, Câmaras, Prefeituras, Partidos Políticos e até do Governo Federal.

Através das Marchas Azul Marinho, foi possível convencer os Parlamentares do Congresso Nacional a aprovarem a Lei Federal 13022/14, Estatuto Geral das Guardas Municipais, que regulamenta as Guardas Municipais em todo o Brasil, como as Polícias Municipais Preventivas, em defesa de toda sociedade brasileira. Também houve aprovação da nomenclatura de Polícia Municipal na CCJ, (2018) além de emendar o Piso Salarial Nacional para toda categoria, através de enquete no portal das Guardas Municipais, www.guardasmunicipais.com.br e www.policiasmunicipais.com.br .

A Marcha Azul Marinho nasceu após o idealizador NAVAL prestar serviços como Guarda Municipal, à frente de Escolas, Pronto Socorros, Praças, Teatros, Igrejas, Câmaras, Prefeituras e outros logradouros públicos, onde notou, o quanto é importante a presença do Poder Público, que outrora estava abandonado, e passa a contar com os serviços constantes do Servidor Guarda Municipal, tudo muda!

A partir daí, iniciou a tarefa de viajar por todo o Brasil, de norte a sul, palestrando e dando cursos gratuitamente, buscando convencer a sociedade, a importância deste novo modelo de Polícia, as Guardas Municipais. Posteriormente percebeu que para conquistar o povo, precisava de uma ferramenta mais potente para convencer as pessoas em massa. Então, em um encontro, realizado pela Associação de Guardas Municipais de São Paulo, entre várias lideranças, comentaram sobre um evento que abalasse Brasília e o Congresso Nacional.CLP – Comissão de Legislação Participativa.

VEJA VÍDEO DO DISCURSO DO SECRETÁRIO:



Fonte:

Deixe seu comentário