MODERNIDADE
Método digitaliza arcada dentária e imprime próteses em 3D
Serviço vai ser oferecido pelo CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) da Secretaria da Saúde; Maria Helena intermediou a verba
Publicado em 06/03/2025 às 16:04
O setor de próteses do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) da Secretaria da Saúde, que já era referência regional pelo bom atendimento prestado
aos pacientes SUS (Sistema Único de Saúde), agora dá outro passo importante no que tange à qualidade do setor da saúde bucal de Mogi Mirim.
Marcelo Souto Dante, coordenador do CEO, anunciou, esta semana, um convênio com um laboratório de Botucatu (SP), para o atendimento clínico digital. Por meio dessa parceria, os pacientes do CEO que aguardam as próteses dentárias, totais e parciais, agora vão ter suas peças produzidas por método totalmente inovador, ou seja, a digitalização da arcada dentária, inclusive de impressão 3D da peça final.
A expectativa é que essa parceria beneficie 500 pacientes, que aguardam na fila, em um curto espaço de tempo. Segundo Marcelo isso só foi possível por causa do deputado federal Paulo Bilynskyj, que destinou R$ 500 mil para esse programa. Ainda de acordo com Marcelo Dante, dentro de mais alguns dias, técnicos desse laboratório virão ao CEO de Mogi Mirim para iniciar os procedimentos.
Por esse método, que digitaliza a arcada dentária, não há mais a necessidade de modelagem analógica. A arcada do paciente é moldada digitalmente, por meio de um escâner intraoral de última geração. Além de ser menor invasivo, esse método também reduz, significativamente, o tempo da moldagem e os erros durante o processo.
Após a digitalização da arcada, os arquivos são enviados de volta ao laboratório de Botucatu, onde impressoras 3D moldam as próteses. “O resultado é excelente, pois as peças apresentam uma qualidade estética superior e uma adaptação bem mais fácil ao paciente”, comemorou Marcelo.
Ainda de acordo com Marcelo, o laboratório parceiro do CEO, é o primeiro do País a produzir próteses dentárias digitais para pacientes SUS. Vale ressaltar que a verba para o programa foi obtida pela vice-prefeita Maria Helena Scudeler de Barros junto a Bilynskyj. Ela também convidou o deputado a estar em Mogi Mirim, na manhã da próxima segunda-feira (10), para marcar o início do programa.
Belisky tem sido um dos parlamentares que mais ajuda a saúde de Mogi Mirim, por meio de emendas. Além dos recursos para as próteses, Bilynskyj também encaminhou R$ 1 milhão para o mutirão das varizes, realizado em fevereiro, na Santa Casa. Essa verba também foi um pedido de Maria Helena.
Fonte: Portal da Cidade Mogi Mirim
Notícias relacionadas
PM apreende simulacro após ameaça a técnico de internet durante atendimento
30/06/2026 às 16:15
Adolescente de 14 anos é apreendida por ato infracional por tráfico
30/06/2026 às 08:41
Jovem não resiste e morre após acidente de moto na rodovia
29/06/2026 às 06:00
Jovem perde controle da moto, bate e veículo pega fogo na Rodovia dos Agricultores
28/06/2026 às 12:57
GCM pega homem suspeito de furto em quadra de escola
27/06/2026 às 16:13
Mulher é presa após tentar roubar vítima no Centro
27/06/2026 às 15:59