Esporte
ICA RUN reúne 670 atletas e reforça inclusão social em Mogi Mirim
Corrida celebrou os 29 anos do Instituto ICA, arrecadou alimentos e atraiu participantes de mais de 20 cidades.
Publicado em 18/06/2026 às 16:20
A ICA RUN 2026 reuniu 670 participantes na manhã de domingo (14), em Mogi Mirim. Promovida pelo Instituto ICA, a corrida marcou os 29 anos de atuação da entidade e reuniu atletas de mais de 20 cidades em provas que combinaram esporte, integração comunitária e inclusão social.
Com supervisão técnica da Federação Paulista de Atletismo (FPA), o evento contou com corridas de 5 e 10 quilômetros, caminhada de 5 quilômetros e categorias infantis. A programação também incluiu apresentações de alunos das oficinas de circo, dança e banda mantidas pelo Instituto, além de atividades de aquecimento para os participantes.
Segundo a organização, a edição deste ano superou o número de inscritos registrado em 2025. Entre os participantes estavam corredores profissionais, amadores, crianças, idosos, pessoas com deficiência e famílias inteiras.
Mais do que uma competição esportiva, a ICA RUN teve como objetivo aproximar a população do trabalho desenvolvido pelo Instituto ICA, que atualmente atende mais de 750 crianças, adolescentes e jovens por meio de projetos voltados à educação, cultura, arte e esporte.
Esporte como ferramenta de transformação
Um dos destaques da prova foi o atleta olímpico e campeão pan-americano Altobeli Santos da Silva, vencedor da disputa masculina dos 5 quilômetros. O segundo colocado foi Melquisedeque Messias Ribeiro, conhecido como Melki Messias, atleta de elite das corridas de rua e do meio-fundo, natural de Itapira.
Com o tempo de 16 minutos e 45 segundos, Melki destacou a relação entre esporte e inclusão social.
“Eu vim da inclusão social e sei o que significa ter a vida transformada pelo esporte. Desde 2018 carrego o propósito de mostrar a importância da atividade física na vida das pessoas”, afirmou.
O atleta também relembrou a trajetória construída ao longo dos anos e os desafios enfrentados para alcançar espaço no cenário nacional. Atualmente, ele figura entre os principais nomes das corridas de rua do país e foi o melhor brasileiro na última Maratona do Rio de Janeiro, com a marca de 2h16.
Corrida também arrecadou alimentos
Além das disputas esportivas, a ICA RUN arrecadou 120 quilos de alimentos não perecíveis. Os produtos serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelo Instituto ICA.
Todos os participantes receberam medalhas, enquanto os melhores colocados de cada categoria foram premiados com troféus.
Para a diretora-geral do Instituto ICA, Maristela Mazon Albejante, a corrida se consolidou como uma oportunidade de apresentar à comunidade o impacto social dos projetos desenvolvidos pela entidade.
Segundo ela, o evento também contribui para incentivar hábitos saudáveis e ampliar o alcance das ações de inclusão social promovidas pelo Instituto.
Principais vencedores
5 km Masculino
1º Altobeli Santos da Silva
2º Melquisedeque Messias Ribeiro
3º Fabio Donizete de Souza
10 km Masculino
1º Wellington Rodrigo Escobar
2º Guilherme Eduardo Satin
3º Victor Belli de Carvalho
5 km Feminino
1º Sidineia Ribeiro da Cunha
2º Daniela Aparecida Barossi Tavares
3º Vanessa Lanza
10 km Feminino
1º Ana Beatriz Abud de Faria
2º Dalila Kurpel
3º Luciana Aparecida Pereira
Serviço à comunidade
Criada para celebrar o aniversário do Instituto ICA, a corrida se tornou um dos principais eventos esportivos com finalidade social da região. Além de incentivar a prática esportiva, a iniciativa ajuda a divulgar projetos que atendem centenas de crianças e adolescentes de Mogi Mirim e contribui para mobilizar a população em torno de ações solidárias.
Fonte: Portal da Cidade Mogi Mirim
Notícias relacionadas
Mirlene Picin lidera equipe brasileira em treinamento de biathlon na Itália
17/06/2026 às 08:36
Mogimiriano conquista título paulista de kendo em Mogi Guaçu
17/06/2026 às 08:25
Tucurense goleia Vila Dias e conquista o título da Copa Regional Quarentão
14/06/2026 às 17:24
Mogi Mirim vence confronto direto e segue vivo na luta por vaga nas oitavas
13/06/2026 às 18:24
Tucurense e Vila Dias decidem o título do Quarentão neste domingo
13/06/2026 às 09:52
Mogi Mirim faz jogo decisivo contra a Santacruzense na briga pela classificação
13/06/2026 às 09:49