Portal da Cidade Mogi Mirim

Clube Mogiano

Festival de encerramento do projeto Ginástica Rítmica atrai milhares de pessoas

Festival de encerramento do projeto GR Formando Cidadãos atrai mais de mil pessoas em Mogi Mirim

Publicado em 02/05/2024 às 18:23
Atualizado em

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade de Mogi Mirim)

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade de Mogi Mirim)

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade de Mogi Mirim)

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade de Mogi Mirim)

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade de Mogi Mirim)

Mais de mil pessoas entre professores, pais, amigos e familiares das 160 alunas do projeto Ginástica Rítmica - Formando Cidadãos de Mogi Mirim lotaram o ginásio do Clube Mogiano na noite do último sábado (27) durante o festival de encerramento do projeto na cidade.

Durante cerca de duas horas, as jovens ginastas encantaram o público com performances e coreografias do espetáculo Peter Pan, que contou com cenários, figurinos e trilha sonora inspiradas no clássico infantil. O objetivo foi proporcionar às alunas a oportunidade de vivenciar as apresentações para o grande público. O evento foi gratuito e aberto para toda a comunidade.

A educadora social Tatiane Aparecida Guedes dos Santos tem duas filhas que fizeram parte do projeto: Livia e Mariah, de 8 e 10 anos, respectivamente. “Além de ter sido lindo demais, o festival integrou alunas de diferentes níveis de desenvolvimento e que residem em localidades opostas dentro da cidade. Isso foi essencial, pois assim elas se sentiram pertencentes, respeitadas e acolhidas”, ressalta.

Sobre o projeto, a mãe ressalta que a ginástica rítmica trouxe impactos positivos para a vida das filhas. “Elas passaram a cuidar mais das roupas comuns por conta de cuidarem dos uniformes. A disciplina e cuidado com o próprio corpo aumentou claramente, pois até para abaixarem para pegar algo no chão, elas passaram a ter atenção para não forçar a coluna”, ressaltou.

Para Tatiana, o esporte é um dos melhores caminhos para formar cidadãos de bem “Tudo é trabalhado dentro da prática esportiva: alimentação, empatia, cuidado com os equipamentos, cuidados com o espaço físico, respeito com os colegas e professores…O fortalecimento individual também é trabalhado através dos sentimentos de evolução dos movimentos e até da própria frustração e persistência, quando não conseguem executar de forma imediata os movimentos”, afirmou.

O projeto

Promovido pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, o GR Formando Cidadãos tem como objetivo estimular a prática esportiva de ginástica rítmica de forma saudável e divertida, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e responsabilidade social, promovendo a integração e o enriquecimento da cultura esportiva de crianças e adolescentes.

“Estamos encerrando este primeiro ano de atividades em Mogi Mirim com grande satisfação e sensação de dever cumprido. Nossa jornada foi repleta de momentos mágicos e memoráveis, onde cada sorriso, cada passo dado e cada evolução conquistada nos encheram de orgulho e motivação. Ver o brilho nos olhos de cada criança e adolescente ao desbravar novos desafios e superar limites, nos mostra que estamos no caminho certo, transformando sonhos em realidade”, afirma o presidente da Fábrica, Bruno Wellington.

O projeto Ginástica Rítmica - Formando Cidadãos teve início em Mogi Mirim em abril de 2023, com duração prevista de um ano. As aulas eram realizadas nos períodos da manhã e da tarde, em dois núcleos: no Ginásio do Tucurão e no Ginásio Maria Paula Bueno (Vila Dias).

Ao todo, o projeto ofereceu mais de 160 vagas para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos. Todas ganharam kits de uniformes completos com collant, shorts e agasalho. As aulas tinham uma hora de duração e aconteciam três vezes por semana.

Ao final de cada período, as alunas recebiam lanches para reposição nutricional, totalizando uma entrega de 480 lanches semanais, 1.920 por mês e 23.040 durante todo o projeto.

Realização

O projeto social Ginástica Rítmica - Formando Cidadãos é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura e do Ministério do Esporte, com patrocínio do Atacadão, apoio da Interfood e apoio institucional da Prefeitura de Mogi Mirim e da Secretaria Municipal de Esportes da cidade.

Sobre a Fábrica

Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social.

Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 200 mil pessoas pelo país.

Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.





Fonte:

Deixe seu comentário