Portal da Cidade Mogi Mirim

CLIMA NA CIDADE

Semana terá recorde de calor e umidade entrando em estado de emergência

Na sexta-feira, a máxima pode chegar aos 42º com a umidade relativa do ar ficando abaixo dos 12%, como no deserto do Saara

Publicado em 04/10/2020 às 06:36

A região da Baixa Mogiana terá outra semana de temperaturas altíssimas, sol forte e baixa umidade do ar. Os meteorologistas também chamam a atenção para os índices de radiação solar (Raios UV ou Ultravioletas), que deverão ficar entre as categorias de “muito alto” e “extremo”, que são muito prejudiciais à saúde.  

Nessas condições, é importantíssimo o uso de protetor solar. Embora haja previsão de chuva para quarta-feira, a temperatura pode atingir novo recorde esta semana, com 42ºC. Em Mogi Mirim, a segunda-feira (5) começa com muita nebulosidade, mas ao longo do dia o sol aparece. Não há previsão de chuva, com mínima de 19ºC e máxima 36ºC.

A umidade relativa do ar vai chegar aos 15%. A terça-feira (6) já começa quente, com mínima de 23ºC. Também terá nebulosidade, mas à tarde, com o sol forte, a máxima chega aos 38ºC, com o clima abafado. Na quarta-feira (7), apresar da previsão de uma chuva de 5 milímetros, o dia será quente, com mínima na casa dos 23ºC e máxima de 39ºC.

Se chover, a precipitação virá em forma de pancadas rápidas, o que pode aumentar a sensação de calor. E mesmo com essa chuva, teremos uma mínima de 3% de umidade relativa do ar. Se as pessoas já estavam reclamando do calorão da semana que passou, esperem até quinta-feira (8), com mínima de 23ºC e máxima chegando à casa dos 40ºC.

PORTA DO INFERNO

A umidade entra em estado de alerta, com 12%. Abaixo disso, é estado de emergência! Porém, nada será como a sexta-feira (9), já apelidada de “porta do inferno”. Nesse dia, teremos uma das manhãs mais abafada do ano, com 29ºC. Não há previsão de chuva e durante à tarde, os termômetros vão marcar 42ºC. O índice de umidade relativa do ar chegará aos 10%, ou seja, entraremos em estado emergência. Recomenda-se o uso de umidificadores, toalhas molhadas ou recipientes com água nos cômodos das casas.

As pessoas também devem evitar atividades físicas ao ar livre, tomar muita água, comer comidas a base de saladas e frutas, além de usar roupas claras e leves. O fim de semana também será quente e sem previsão de chuva. As mínimas ficarão entre 22ºC e 24ºC e as máximas entre 32ºC e 40ºC.


Fonte:

Deixe seu comentário